De acordo com Gary Washburn, do Boston Globe, o craque Jayson Tatum está tentando convencer o veterano Damian Lillard a assinar com o Boston Celtics. Segundo o jornalista, o ala tem tem atuado ativamente no recrutamento do armador, que é seu amigo de longa data. Ambos foram companheiros na seleção dos EUA campeã olímpica em Tóquio (2021).
Há quase duas semanas, o jogador de 34 anos foi dispensado pelo Milwaukee Bucks. Desse modo, ele se tornou agente livre irrestrito. Ou seja, pode assinar com qualquer equipe da NBA.
O jornalista Adam Himmelsbach, também do Boston Globe, relatou que há um interesse mútuo entre o Celtics e o armador. Dois fatores podem pesar em um eventual acordo: o respeito que Lillard tem pela franquia e amizade com Tatum. Hoje, Miami Heat, Golden State Warriors e Portland Trail Blazers são os principais concorrentes do time de Boston.
Segundo o repórter Chris Haynes, o armador está aberto a fechar acordo com uma nova equipe, mesmo ainda se recuperando de uma grave lesão. No jogo 4 da série de playoffs deste ano contra o Indiana Pacers, Lillard rompeu o tendão de Aquiles esquerdo. Assim, será desfalque por um longo período. Então, ele passou por cirurgia e já está fazendo recuperação e fortalecimento. No entanto, não há um prazo certo para o retorno às quadras.
“Damian Lillard está aberto a assinar com um time nesta offseason da NBA, sob os termos e condições adequados, enquanto continua sua reabilitação. Ele está recebendo bastante interesse de franquias, mas não tem pressa em tomar uma decisão”, disse Haynes.
Leia mais!
- Quatro times têm interesse em troca por LeBron James, diz ESPN
- Por Doncic, LeBron James está chateado com Lakers, diz ESPN
- Boletim de rumores e trocas da NBA (12/07/2025)
Assim como Damian Lillard, Jayson Tatum deverá ficar de fora da próxima temporada da NBA. O detalhe é que o craque do Celtics sofreu a mesma lesão, mas na perna direita. Foi durante o jogo 4 da série de playoffs contra o New York Knicks. A ruptura do tendão de Aquiles, aliás, é uma das lesões mais brutais do esporte. Afinal, o prazo estimado para recuperação é de até um ano.
Para a próxima campanha, o Celtics fez movimentações importantes no elenco. Assim, os titulares Jrue Holiday e Kristaps Porzingis, que ajudaram o time na conquista do título de 2024, foram trocados. O motivo foi meramente financeiro, já que a franquia cortou gastos para evitar o segundo nível de multas (second apron). Com o desfalque de Jayson Tatum, a equipe de Boston não deverá brigar pelo topo da Conferência Leste, em 2025/26. Desse modo não fazia sentido ter uma das maiores folhas salariais da NBA.
Por fim, Washburn revelou que o Celtics tem interesse em um acordo de múltiplos anos com o veterano. A ideia da franquia é ter Lillard e Tatum recuperados de suas graves lesões e voltar a competir pelo título em 2026/27.
Damian Lillard
Com a rescisão contratual, Lillard terá os US$112,5 milhões que restavam em seu vínculo com o Bucks divididos em cinco anos. É o que chamam de stretch provision, uma forma de tirar o jogador da folha de pagamentos da franquia. No entanto, o veterano vai receber o valor total do contrato. Assim, ele terá direito a US$22,5 milhões anuais até 2030.
Lillard chegou ao Bucks em setembro de 2023, após uma troca tripla que envolveu Blazers e Phoenix Suns. Ao adicionar um astro para atuar ao lado de Giannis Antetokounmpo, o time de Milwaukee visou o segundo título da NBA na década. No entanto, nada saiu como esperado. Afinal, nos últimos dois playoffs, a equipe caiu para o Pacers na primeira rodada. Em 132 jogos pelo Bucks, Lillard obteve médias de 24,6 pontos e sete assistências.
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA