Nikola Jokic e Domantas Sabonis marcam uma geração diferente de pivôs. Enquanto no passado os nomes da posição eram os ‘grandalhões’ que brigavam por rebotes, os europeus modernizaram as funções. Desse modo, é comum que eles sejam até mesmo condutores dos ataques e consigam triplos-duplos.
Três vezes MVP, Nikola Jokic é mais marcante na comparação com Domantas Sabonis. Porém, não para o técnico do Sacramento Kings. Em entrevista à ESPN, Mike Brown afirmou que o seu jogador está acima do astro do Denver Nuggets como criador de jogadas.
“Não estou dizendo que ele é melhor do que Jokic ou algo assim. Olha, Jokic é incrível e pode fazer de tudo. Ele não é muito rápido, mas é muito inteligente. No entanto, para mim, é por isso que Sabonis é um criador de jogadas melhor do que Nikola”, comparou.
Embora Brown crave, os números não provam o mesmo. Em sua carreira na NBA, Jokic tem médias de sete assistências por partida. Na atual temporada, inclusive, é o segundo com mais passes para pontos, com média de 10.2. Sabonis, enquanto isso, conta com 4.8 assistências por jogo em seu período na liga.
Além disso, o sérvio também se sobressai nos triplos-duplos. Terceiro com mais jogos na história da liga, o pivô do Nuggets possui 139 em dez temporadas na NBA. Sabonis, por sua vez, também conta com um número alto, com 62 durante sua carreira, sendo 44 pelo Sacramento Kings.
Leia mais!
- Jimmy Butler fala sobre futuro no Miami Heat
- Executivo sugere troca inusitada para LeBron James na NBA
- Site indica trocas para Grizzlies brigar pelo título da NBA
Seja com números diferentes ou não, ainda assim, algo é fato. Jokic e Sabonis fazem parte de um movimento que Arvydas Sabonis, pai de Domantas, iniciou na NBA. Durante os anos 1990, ele era considerado por muitos o melhor pivô passador do mundo, ainda em um estilo pouco comum.
O ex-jogador, desse modo, tem orgulho do legado que deixou. Principalmente, por ver seu filho ao lado de um jogador três vezes a MVP, seguindo um movimento que ele iniciou nos Estados Unidos há quase 30 anos.
“Estou muito feliz que o sangue dos Sabonis esteja ali e se destacando [bem]”, disse Arvydas, em entrevista à ESPN. “Minha história terminou cedo. Agora vem um Sabonis com uma história longa”, completou.
Noite inspirada
Os elogios do técnico do Kings vieram antes da grande atuação do pivô sobre o New Orleans Pelicans, na quinta-feira (12). No confronto, Sabonis conseguiu números expressivos. Em 34 minutos, o craque anotou 32 pontos e 20 rebotes. Portanto, se tornou o primeiro jogador da temporada atingir essa combinação. Além disso, é o atleta com mais duplos-duplos na atual campanha (22).
Assine o canal Jumper Brasil no YouTube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA