O Milwaukee Bucks demitiu Adrian Griffin do cargo de técnico principal da equipe para a temporada 2023/24 da NBA. A informação é do jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN. O treinador estava em seu primeiro trabalho à frente de uma equipe depois de ser por muitos anos assistente de Nick Nurse, hoje no Philadelphia 76ers.
Logo em seguida a demissão, Shams Charania, do site The Athletic, informou que Milwaukee Bucks está interessado em Doc Rivers para assumir o cargo de técnico que estava com Adrian Griffin. O veterano treinador, que fez seu último trabalho no 76ers em 2022/23, está trabalhando na ESPN como comentarista em jogos da NBA.
Wojnarowski também garantiu que o Bucks não deve ter muitos alvos durante a busca para um novo comandante. Da mesma forma, reafirmou a informação de outros jornalistas de que Rivers é a preferência da franquia.
A expectativa inicial é de que o assistente técnico Joe Prunty assuma como treinador interino. Ao menos, até que a franquia contrate um substituto para Griffin. Ele já dirigiu a franquia em outro período durante a campanha de 2017/18, vencendo 21 de 37 jogos, mas caiu na primeira rodada dos playoffs para o Boston Celtics. Também disputou dois jogos com o Atlanta Hawks em 2022/23, antes da contratação de Quin Snyder. Foram duas vitórias.
Griffin deixa o cargo com outras duas marcas. É o quarto período de trabalho mais curto para um técnico principal em todos os tempos (43 jogos). E, por último, a melhor campanha a ser demitida desde David Blatt, no Cleveland Cavaliers de 2015/16.
Além disso, de acordo com Chris Mannix, da revista Sports Illustrated, Giannis Antetokounmpo perdeu a fé no trabalho de Griffin.
Leia mais sobre o Bucks!
- Bucks e Suns surgem como prováveis destinos de PJ Tucker
- Atualização tira Damian Lillard do time titular no All-Star Game
- Milwaukee Bucks busca reforços na defesa para temporada da NBA
O Bucks não faz uma campanha ruim. Afinal, venceu 30 dos primeiros 43 jogos e está na segunda posição da Conferência Leste, apenas abaixo do Boston Celtics. No entanto, o desempenho em quadra não era o esperado, sobretudo após a chegada de Damian Lillard. Portanto, não passava segurança de que a equipe poderia ser uma candidata clara pelo título.
A principal crítica era sobre a defesa. Milwaukee possuí a segunda maior eficiência ofensiva da NBA, e uma das melhores da história da liga, com 121.4 na campanha de 2023/24. Entretanto, a eficiência defensiva é de apenas 117.4, uma das dez piores da NBA.
Portanto, a demissão passa muito por essas questões. Rumores de mercado diziam que a equipe estava interessada em reforçar sua defesa em 2023/24. Nomes como por exemplo, Alex Caruso do Chicago Bulls, Dejounte Murray do Atlanta Hawks e Dorian Finney-Smith do Brooklyn Nets, foram especulados.
Mas antes de tudo, a franquia optou pela demissão do treinador. Suas 30 vitórias em 43 jogos, lhe renderam um aproveitamento de 69.7% desde o começo da campanha. Essa é a quatro maior taxa de vitórias da história da NBA para qualquer técnico, e a segunda entre os atualmente ativos na liga.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA