“Tiago Splitter está me ajudando muito”, revela Alperen Sengun

Jovem pivô revela realizar treinos em separado com ex-jogador brasileiro para expandir repertório

tiago splitter alperen sengun Fonte: Logan Riely / AFP

Um dos pivôs mais talentosos da NBA tem a ajuda de um brasileiro para tentar alcançar a elite da posição. Alperen Sengun revelou que Tiago Splitter virou o seu mentor dentro do Houston Rockets nos últimos meses. O ex-jogador chegou ao time com a comissão técnica de Ime Udoka e, desde então, ambos trabalham lado a lado diariamente. Por isso, o turco credita muito de sua evolução recente ao veterano.

“Tiago ajudou-me muito desde que chegou. Nós treinamos juntos e, por isso, melhorei o uso da minha mão esquerda. Ela está bem melhor agora. Além disso, ele é um campeão dessa liga e possui muita experiência. Está ensinando muitas coisas não só sobre o jogo em si, mas também da mentalidade dentro e fora das quadras. Nos damos muito bem”, afirmou o titular da equipe texana.

Sengun não chegou a ser companheiro ou enfrentar Splitter na NBA, mas acompanhou a carreira do brasileiro. Em particular, os tempos em que foi campeão da NBA pelo San Antonio Spurs. No entanto, com a vivência do dia a dia, conheceu uma faceta muito diferente do ex-pivô: um treinador bem-humorado e motivador. Tanto que sente-se à vontade, por exemplo, para brincar com o agora amigo.

Publicidade

“Na verdade, eu tenho um acordo com Tiago. Ele vai me passar tudo o que aprendeu em todos esses anos na liga. Por sua vez, eu vou ensinar-lhe algumas jogadas de post up”, contou o jovem talento, aos risos.

Leia mais sobre o Houston Rockets

Influências

Mas, obviamente, Tiago Splitter não é a única influência de Alperen Sengun no basquete. Outro ex-jogador que o destaque do Rockets estudou nos últimos meses, ainda que sem conhecê-lo, foi a lenda Dirk Nowitzki. Isso ficou claro porque tentou alguns fadeaways em uma perna só durante o início da temporada. O novo recurso, sobretudo, simboliza o compromisso do atleta com o desenvolvimento constante.

Publicidade

“Esse arremesso é algo em que trabalhei a offseason inteira. Não utilizei muito durante a pré-temporada, mas é um recurso que me sinto confortável em usar quando há espaços. Eu assisti aos vídeos de Dirk, obviamente, porque foi ele quem trouxe isso para os EUA. Sinto que é um arremesso que torna-me um jogador mais perigoso e, com isso, vai ser realmente difícil me marcar”, explicou o turco.

Dois anos pode parecer pouca coisa, mas Sengun já aprendeu uma coisa importante da liga nesse tempo. Com o alto nível de exigência, o pivô não pode ser sempre o mesmo. “Eu ataco a cesta com qualidade e sinto que sou um pivô perigoso quando coloco a bola no chão. Mas não se pode parar nisso, se dar por satisfeito. Então, todos os anos, acho que preciso adicionar algum detalhe ao meu jogo. Sempre”, completou.

Publicidade

Confiança

Tiago Splitter, na verdade, personifica uma comissão técnica que confia na capacidade de Alperen Sengun de forma incondicional. É uma diferença bem clara em relação ao técnico anterior, pois Stephen Silas parecia querer limitá-lo em vários momentos. Tudo mudou na gestão do recém-contratado Udoka. O novo treinador, para resumir, quer vê-lo cada vez mais agressivo em quadra.

Publicidade

“Ime sempre me diz para não pensar duas vezes quando estou sem marcação. Se estou aberto, então devo arremessar. E, além disso, não posso permitir que ninguém me faça hesitar. O técnico, aliás, passa muita confiança para mim o tempo inteiro. Hoje em dia, eu uso muito menos fintas do que antes. Se estou livre, simplesmente chuto”, disse o jogador de 21 anos.

Udoka é conhecido pela boa relação com os jogadores e, ao mesmo tempo, o estilo de intensa cobrança. É uma combinação que agrada Sengun, no fim das contas. “Adoro trabalhar com técnicos exigentes, pois, às vezes, perco a minha concentração. Eu acho que fico mais ligado quando um treinador rígido está no comando. Por isso, é bom para mim”, finalizou o jovem.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários