Dirk Nowitzki conquistou o seu título da NBA, com o Dallas Mavericks, encarando uma equipe liderada por LeBron James. E, agora, recebeu a sua provável maior homenagem da carreira enquanto o antigo rival estava na cidade. O craque teve uma estátua inaugurada antes da vitória do time texano contra o Los Angeles Lakers. Um monumento que julga ser, sobretudo, extremamente merecido.
“Essa estátua tinha que ser com um fadeaway. Ele é uma lenda do jogo, antes de tudo. Um ícone e, mais do que isso, o maior estrangeiro da história dessa liga. Eu coloco-o lá em cima no ranking, junto com Manu Ginobili. Mas o que ele fez por essa cidade é incrível. Além disso, revolucionou o jogo ditando a forma como um ala-pivô espaçador joga”, exaltou o ala, após a derrota por 124 a 115.
LeBron fala de Nowitzki, certamente, com propriedade. Os dois astros, afinal, se enfrentaram 26 vezes ao longo de 14 anos. Conquistou 16 vitórias nesses jogos, incluindo dez das últimas 11 partidas entre ambos. Mas levou a pior nos quatro duelos mais importantes da dupla: a série que definiu o título de 2011. Ele vê o alemão era um dos matchups mais difíceis que a liga já testemunhou.
“Não dava para colocar um jogador mais baixo na marcação de Dirk, pois era alto demais. Mas também não dava para colocar um pivô mais físico porque tinha um primeiro passo muito rápido. E, independentemente disso, sempre foi impossível bloquear o seu arremesso. Ele lançava a bola de trás da cabeça, bem como Larry Bird”, relembrou o jogador de 37 anos.
Leia mais
- Dirk Nowitzki admite arrependimento pelos últimos anos na NBA
- Spencer Dinwiddie: “Durant com 80% de sua capacidade é Dirk Nowitzki”
- “Kobe foi o melhor jogador que enfrentei na NBA”, afirma Dirk Nowitzki
Entre lendas
Ser o maior estrangeiro da história na NBA, no entanto, não encerra os elogios de LeBron a Dirk Nowitzki. Ele acredita que o impacto e relevância do ex-atleta vai muito além, na verdade. Quantos alas-pivôs, por exemplo, foram maiores do que o símbolo do Mavericks na liga? O astro angelino não consegue colocar ninguém claramente a frente do arremessador em sua lista.
“Quando você pensa nos maiores alas-pivôs da história, ele simplesmente precisa estar na discussão. Foi tão grande quanto Charles Barkley, Tim Duncan e Kevin Garnett. Eles eram ‘durões’, assim como Dirk. Se você foi ótimo o bastante nesse esporte para ser conhecido por um nome, era ‘durão’. E, certamente, Dirk foi um desses”, finalizou o veterano.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA