Há 18 anos na NBA, Chris Paul é tido como um dos principais armadores da história da liga. Afinal, é o terceiro jogador com mais assistências de todos os tempos. No entanto, para DeMarcus Cousins, o veterano não pode ser listado entre os cinco maior da posição. Em participação no podcast Buckets, o pivô colocou outros nomes à frente do atleta do Phoenix Suns.
“É Chris Paul”, disse Cousins quando questionado quem não deveria ser considerado em uma lista dos cinco melhores. “Toda vez que ouço uma lista dos cinco melhores armadores da NBA, Chris Paul está nela. E eu realmente não estou entendendo o porquê. Sem ‘bater’ nele, estritamente do ponto de vista de elogios e desempenho. Não acho que ele esteja entre os cinco primeiros. Não tenho nada contra ele. É simplesmente o que penso”.
O pivô citou, dentre os grandes nomes, Steve Nash, John Stockton e Russell Westbrook, como armadores à frente de Paul. Desse modo, ele acredita que todos eles viriam antes do astro d Suns em uma discussão sobre os melhores da história na posição.
Leia mais!
- Suns e Bucks conversam sobre troca tripla
- Devin Booker critica elenco do Suns após derrota vexatória para o Celtics
- Suns e Hawks teriam interesse em troca por Kyle Kuzma
Vale lembrar, aliás, que os veteranos, possuem uma rivalidade na liga. Isso porque, eles nunca atuaram pela mesma equipe e já trocaram provocações por diversas ocasiões em confrontos diretos.
Embora nunca tenha conquistado um título ou o prêmio de MVP, o armador do Phoenix Suns é um dos grandes armadores da história da liga. No entanto, tudo isso se deve a um longo currículo de prêmios individuais. Desde 2006 na NBA, ele completou mais de 1100 jogos e suas estatísticas são dignas de um futuro Hall da Fama.
Suas médias na carreira são realmente impressionantes. Além de 18 pontos por jogo, ele acumula 4.5 rebotes e 9.5 assistências. Seus índices de arremesso, inclusive, são de 47.2% de quadra e 36.8% do perímetro.
Mas aos 37 anos, houve uma queda de desempenho, sobretudo em pontuação. Com isso, na atual temporada, sua média de pontos caiu de 14.7 na última campanha, para 10.7 por jogo na atual. Do mesmo modo, há também uma queda no aproveitamento em arremessos. Em 15 partidas disputadas em 2022/23, ele converteu 37.5% de quadra e 30.2% do perímetro.
Cousins, por outro lado, é agente livre na atual temporada. Após passagem por Milwaukee Bucks e Denver Nuggets em 2021/22, o pivô ficou sem time. Então, depois de pouco mais de um terço dos jogos disputados, ele segue livre no mercado.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA