Outrora um grande defensor e parte do time ideal de defesa da NBA, Ben Simmons parece simplesmente não conseguir mais cumprir esse papel. A falta de capacidade do jogador neste quesito e dramas em que o Brooklyn Nets está envolvido, são alguns dos grandes culpados pela performance ruim da equipe até aqui.
Após uma temporada sem atuar, Ben Simmons passa por problemas de readaptação na NBA, sobretudo para voltar a ser um defensor.
Então, a falta de habilidade do armador na defesa é algo que causa surpresa neste início de temporada O Nets leva 14 pontos a mais para cada 100 posses quando Simmons está em quadra, ou seja, são 121.2 pontos sofridos para cada 100 posses de sua equipe. Esse número, portanto, é o pior do quesito em toda a história da liga.
Na temporada 2020/21, Ben Simmons foi o segundo colocado para o prêmio de defensor do ano. Então, o que explica ele demonstrar não ser mais um bom defensor?
Faltas e mais faltas
Até agora em 2022/23, o camisa 10 comete muitas faltas. Em sete jogos disputados, foi ejetado de quadra duas vezes. Antes de chegar ao Nets, no entanto, eram apenas seis expulsões em 309 jogos.
Na segunda-feira, Simmons voltou à quadra na derrota para o Dallas Mavericks. O astro foi desfalque por três jogos por conta de dores no joelho. Em seu retorno, cometeu três faltas em apenas 16 minutos.
Sua falta de agilidade é evidente, visto que já não consegue mais acompanhar armadores rápidos. Essa função, aliás, era um dos grandes pontos que o consagraram como um bom defensor. Além disso, Simmons também comete muitas faltas ofensivas na atual campanha. São nove até agora.
Leia mais!
- Após suspensão, Kyrie Irving pode não jogar mais pelo Nets
- Nets pode trocar Ben Simmons por um arremessador, diz jornalista
- Ben Simmons: “Nets pode ser o melhor time da NBA”
No ano passado, o líder da NBA em faltas ofensivas foi Karl-Anthony Towns, com 68 cometidas. Entretanto, caso o australiano mantenha a média deste quesito e atue todas as partidas restantes da temporada regular, por fim, terá 105.
Jogar com risco de ser ejetado por faltas é perigoso. Afinal, é um inibidor de ações defensivas mais arriscadas, como tentativas de tocos ou roubos de bola.
Novo time
Outro ponto prejudicial para a primeira escolha do Draft de 2018 é a falta de entrosamento com seus novos companheiros de time, que inclusive já se queixaram dele. Até adquirir entrosamento, é natural haver falhas de comunicação, sobretudo na defesa, mas isso permite situações confortáveis para os adversários.
Embora a comunicação tende a melhorar, o Nets considerou a capacidade de Simmons defender todas as posições quando montou seu time para a atual temporada. Em casos que isso não acontece, as coisas desabam bem rapidamente para a equipe.
Nova função
É verdade que, durante sua carreira no Philadelphia 76ers, o armador se mostrou capaz de marcar oponentes das cinco posições. No entanto, com Brooklyn, Simmons é exposto a mais confrontos com alas-pivôs e pivôs. Por ser algo relativamente novo pra ele, está passando algumas dificuldades.
Na última temporada, 68% dos jogadores que ele marcou eram armadores, alas-armadores ou alas. Em 2022/23, a estatística é de 44%, o que significa que, em 56% do tempo, Simmons é responsável por defender jogadores de maior estatura e porte físico.
Por fim, é certo que estamos apenas no começo da temporada e pode ser uma questão de readaptação. Entretanto, um jogador tão elogiado por sua defesa e que era algo aguardado pela sua equipe, não poderia estar presente entre os piores da liga no quesito. Portanto, é fundamental Ben Simmons volte a ser um bom defensor.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Canal no Telegram