A temporada 2022/23 da NBA começará no dia 18 de outubro, com duas ótimas partidas para “inaugurar” o 76º da liga, mas há outros jogos imperdíveis ao longo da disputa. Pensando nisso, elegemos os dez dos melhores confrontos para marcarmos na agenda e acompanharmos de perto. Vale lembrar que será a 16ª temporada com a cobertura total do Jumper Brasil, produtor de conteúdo de NBA mais antigo do país.
Ao todo, serão 1.230 jogos disputados na próxima temporada da NBA, então não é fácil escolher apenas dez como os principais. Mas, rivalidades internas, confrontos aguardados e reencontros foram usados como base para a eleição. A lista, no entanto, será apresentada em ordem cronológica. Confira!
Philadelphia 76ers x Boston Celtics (18 de outubro)
O primeiro confronto da temporada 2022/23 da NBA já pode ser considerado dentre um dos jogos imperdíveis. Afinal, Philadelphia 76ers e Boston Celtics foram dois dos principais times da Conferência Leste na última campanha.
Além disso, o Celtics foi finalista da NBA e perdeu o confronto decisivo contra o Golden State Warriors, amargando o vice-campeonato. Por outro lado, o Sixers sob o comando de Joel Embiid e James Harden virá forte para a disputada da temporada visando, sobretudo, uma vaga nas Finais.
Portanto, para o 76ers, começar sua trajetória vencendo o atual vice-campeão, pode ser uma forma de provar sua força para o restante da competição. Em contrapartida, o Celtics tem “engasgada” a derrota para o Warriors e, com os reforços de Malcolm Brogdon e Danilo Gallinari, quer mostrar que está ainda mais forte.
Los Angeles Clippers x Los Angeles Lakers (20 de outubro)
Finalmente saudável, o Los Angeles Clippers pode se tornar um legítimo candidato ao título. Agora, com a volta de Kawhi Leonard e a adição de John Wall, o time de Tyronn Lue é ainda mais forte e quer provar isso em quadra. Do outro lado, os torcedores do Los Angeles Lakers não gostam de ver o “irmão mais novo” investindo e sendo temido mais do que eles. Mas, a verdade é: o Clippers tem sido melhor em quadra em nove das últimas dez temporadas.
Falando do jogo, esta pode ser a primeira impressão do que Clippers totalmente saudável pode ser. Da mesma forma, pode ser uma provação para o novo técnico dos Lakers, Darvin Ham, em como sua equipe vai competir contra os melhores times da liga.
Orlando Magic x Oklahoma City Thunder (1º de novembro)
Antes de se questionar o motivo para esse duelo estar entre os jogos imperdíveis da próxima temporada da NBA, é preciso lembrar que as franquias foram protagonistas no último Draft. Então, o primeiro embate entre Orlando Magic e Oklahoma City Thunder marcará o encontro entre as duas primeiras escolhas Paolo Banchero e Chet Holmgren.
Claro que não há muita expectativa para ver os dois times brigando por playoffs ou coisas maiores dentro da competição. Contudo, não há como negar que ver os dois principais prospectos da liga frente a frente é uma atração a parte. Afinal, há uma rivalidade natural vinda do Draft e dos tempos de faculdade, que será posta em um jogo da liga profissional.
Minnesota Timberwolves x Utah Jazz (9 de dezembro)
Talvez o jogo em si não seja lá muito disputado. Entretanto, será o reencontro de Rudy Gobert com o time que defendeu durante seus nove anos na NBA. Agora, como rival. O pivô foi negociado para o Minnesota Timberwolves no início da agência livre e é tido, até agora, como a principal troca da liga.
Assim, enquanto o Timberwolves deixou seu garrafão ainda mais poderoso com a parceria do francês com Karl-Anthony Towns, o Utah Jazz optou por outro caminho. Isso porque, além de Gobert, o técnico Quin Snyder deixou o comando da equipe no término da última temporada. Além disso, a franquia deseja negociar seu principal jogador, Donovan Mitchell, e ir para uma reconstrução total.
Boston Celtics x Golden State Warriors (10 de dezembro)
A reedição da última final da NBA está marcada para o dia 10 de dezembro e o atual campeão, Golden State Warriors, jogará ao lado de sua torcida. Será a primeira vez que as equipes se enfrentarão desde a decisão de 2021/22, vencida pelo time da Califórnia por 4 a 2.
Porém, há diferenças nos elencos. Enquanto o Warriors perdeu alguns nomes importantes de rotação como Gary Payton II, Otto Porter Jr e Damion Lee, o Celtics reforçou seu banco de reservas com Brogdon e Gallinari. Apesar disso, a espinha dorsal dos times foi mantida e o clima de revanche para o lado de Boston, certamente, estará aceso.
Leia mais!
- NBA divulga calendário da temporada 2022/23
- Boletim de rumores da NBA (18/8/2022)
- NBA divulga jogos de abertura da temporada e Natal
Milwaukee Bucks x Boston Celtics (25 de dezembro)
Na rodada de natal, o Celtics protagonizará mais um reencontro. Dessa vez, contra o Milwaukee Bucks, no TD Garden. As equipes duelaram nas semifinais do Leste na última temporada e, em um confronto muito físico e disputado, o time de Ime Udoka levou a melhor em sete jogos.
Naquela ocasião, a vitória deu moral ao Celtics que pôde provar sua força contra o, então, atual campeão. Por outro lado, o Bucks sofreu um duro golpe na expectativa de disputar mais uma decisão e tentar um histórico bicampeonato. Será a chance, portanto, de uma revanche para Giannis Antetokounmpo e companhia, contra um time inda mais forte do na última campanha.
Memphis Grizzlies x Golden State Warriors (25 de dezembro)
Para muitos, Memphis Grizzlies e Golden State Warriors vêm construindo uma rivalidade interessante na NBA. Por isso, é considerado um dos jogos imperdíveis na próxima temporada da NBA. Também na rodada de natal, os times farão o primeiro encontro em 2022/23 no Chase Center.
A recente rivalidade foi construída, sobretudo com a eliminação do Warriors para o Grizzlies no play-in de 2021 e pelo troco dado pelos californianos nas semifinais da Conferência Oeste da última campanha. A disputa, então, ficou mais parelha após a seleção de Ja Morant que elevou o nível de Memphis e contribuiu para que a equipe brigasse por coisas maiores na liga.
New York Knicks x Dallas Mavericks (27 de dezembro)
O encontro entre New York Knicks e Dallas Mavericks marcará, acima de tudo, a volta de Jalen Brunson ao American Airlines Center. O armador, que foi muito bem na última temporada e participou da campanha finalista do Oeste, aceitou ir para Nova Iorque com um contrato de quatro anos e US$104 milhões.
O Mavericks não pretendia se livrar do jogador que foi o segundo principal nome da equipe, atrás apenas de Luka Doncic. Contudo, Brunson queria jogar no Knicks e muitos apontam o envolvimento do seu pai como fato decisivo no acordo. Afinal, Rick Brunson tornou-se auxiliar técnico do time novaiorquino. Assim, será um reencontro interessante de ver, principalmente por ser realizado na casa do Mavs.
Denver Nuggets x Philadelphia 76ers (28 de janeiro)
Denver Nuggets e Philadelphia 76ers só se enfrentarão em 2023, mas será uma partida que colocará frente a frente o atual MVP, Nikola Jokic, e o segundo lugar na corrida ao prêmio, Joel Embiid. O embate entre os pivôs, então, já pode ser considerado uma atração a parte. Isso porque, os astros são dois dos jogadores mais dominantes da liga atual.
Além disso, já terão passados mais de três meses de temporada regular que podem ser fundamentais para despontar os favoritos ao MVP. Desse modo, certamente, Embiid e Jokic estarão na briga pelo prêmio individual e vão querer provar seus valores em quadra. Ademais, por serem da mesma posição, farão embates diretos ao longo da partida.
Memphis Grizzlies x Los Angeles Lakers (7 de março)
Um jogo entre uma equipe jovem e promissora como o Memphis Grizzlies, contra o time de veteranos do Los Angeles Lakers, já é uma atração por si só. Entretanto, o duelo marcado para o dia 7 de março terá um tempero ainda mais especial. Afinal, nesse dia a Crypto.com Arena também verá a cerimônia de aposentadoria do número 16 do Lakers, em homenagem a Pau Gasol.
O espanhol marcou época no time angelino com dois títulos ao lado de Kobe Bryant e terá seu número eternizado pela franquia. A data que oficializará a retirada de sua camisa foi decisiva justamente pelo adversário em questão. Vale lembrar que Gasol foi draftado pelo Grizzlies, em 2001, e passou sete temporadas defendendo o time de Memphis antes de ser negociado com o Lakers.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram