Qual é o caminho para lidar com um jogador insatisfeito na NBA? Não há fórmulas prontas, pois cada caso é um caso. Mas, com James Harden, o veterano Kendrick Perkins só vê uma solução: o Philadelphia 76ers deixá-lo o mais longe possível. O ex-pivô aconselha a equipe a manter a relação atual com o astro. Ou seja, deixe que siga em Houston até que feche uma troca.
“Se fosse parte da franquia, eu simplesmente diria para que James fique em casa. Deveriam deixá-lo, por enquanto, bem longe. Deixe-o em casa porque o vestiário dessa equipe tem adultos e profissionais. Então, isso só vai incomodar o trabalho. Todos precisam focar em iniciar a campanha com vitórias. Distrações não ajudam e, por isso, fique longe”, sugeriu o comentarista da ESPN.
Harden pediu para ser trocado antes do início da agência livre. Disse que sentiu-se traído pelos dirigentes da organização nas conversas para a extensão de contrato. Esse rancor materializou-se contra o antigo amigo Daryl Morey. Ele quer a troca para o Los Angeles Clippers, mas não está feliz com a situação travada. Perkins não acha que o armador reflita sobre o panorama.
“Daryl está tentando negociar James nesse momento. O problema, no entanto, é que o seu valor não é tão alto quanto deveria. Esse cara precisa entender que o Clippers não quer abrir mão de um reserva por ele. Terance Mann tem talento, mas, sem desrespeito, ele é só Terance Mann. Esse é o cenário, para resumir. Então, pode ficar em casa”, concluiu o campeão da NBA em 2008.
Leia mais sobre James Harden
- Heat descarta troca para trazer James Harden
- “Queria me aposentar como jogador do Sixers”, garante James Harden
- Clippers deve fazer nova proposta para o Sixers por Harden
Seguir em frente
Kendrick Perkins tem razão em um ponto: pensar em uma permanência de James Harden no Philadelphia 76ers é uma utopia. O jogador planeja agravar, aliás, os seus esforços para forçar a saída do time. A falta de punições por parte da NBA dá aval para que mantenha a postura de caos. O Sixers ainda não descarta a sequência do jogador, mas Perkins acredita que é hora de encarar a realidade.
“Ouvimos as pessoas em Philadelphia falando que tudo pode mudar. Nick Nurse, por exemplo, disse que o Sixers está vivendo um dia de cada vez com James. No entanto, não deveria ser assim. Não devem agir assim com o time que possuem. Precisam seguir em frente, pois o MVP da liga está em seu elenco”, sentenciou o veterano.
Seguir em frente não significa necessariamente negociar Harden, mas é necessário deixá-lo para trás. O primeiro passo para isso não é uma troca. Perkins só sugere que Nurse monte o seu time sem o craque. “Já conversei com Daryl antes. Então, ouve o meu conselho: mande James para casa até que consiga uma troca legal. E só isso”, reforçou o hoje analista.
Punições
Enquanto não for afastado, Harden pode receber multas do Sixers. A sua ausência, afinal, tem sido motivada por uma iniciativa própria. O novo acordo coletivo da liga instituiu mecanismos mais rígidos para punir atletas com esse tipo de conduta. Mas vai ser o bastante para intimidar o armador? Os valores, a princípio, não soam tão intimidadores para um dos jogadores mais bem pagos da história da NBA.
“James está sujeito a uma multa de US$389 mil por cada partida em que fique fora sem o consentimento da equipe. É um caso de jogador que ‘falha em disponibilizar os seus serviços’. Além disso, por cada treinamento em que falta, pode ser punido em US$2,5 mil. Mas é possível que não o multem, pois o seu valor de mercado só deve diminuir ainda mais com isso”, apontou o analista.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA