O fenômeno francês Victor Wembanyama sabe que uma das urgências do San Antonio Spurs é ter mais jogadores veteranos na equipe. Favorito ao prêmio de melhor novato, o pivô de 20 anos faz uma ótima temporada de estreia, mas o time é uma decepção. Com um dos elencos mais jovens da liga, o Spurs ocupa a lanterna da Conferência Oeste. Até o momento são apenas 11 vitórias em 54 jogos.
Com a troca de Doug McDermott para o Indiana Pacers, a equipe texana não tem um atleta sequer acima dos 30 anos. O mais “velho” do time é o armador Devonte’ Graham, que está prestes a completar 29 anos. A falta de experiência, obviamente, é um dos fatores que influenciam na campanha ruim. Por isso, Victor Wembanyama falou da ausência de jogadores veteranos no Spurs.
“Sim, isso é definitivamente um desafio. Mas, nós temos alguns atletas que dão o exemplo. Mas, é claro, como uma equipe jovem, às vezes é difícil ganhar sem a orientação dos veteranos, por exemplo. Então, claro que eu gostaria de mais veteranos no time”, afirmou o camisa 1.
Dois ex-jogadores do time, Manu Ginobili e Gorgui Dieng, são presenças frequentes nos treinos e jogos do Spurs. Afinal, ambos ocupam cargos na franquia. O argentino é conselheiro especial, enquanto o ex-pivô trabalha como representante das operações de basquete. Desse modo, a dupla é o mais próximo de uma presença veterana no vestiário.
“Eles não estão conosco o tempo todo nas viagens, por exemplo. Mas, você sabe, eles estão em todos os treinos de arremessos, em todos os treinos em casa. Então, isso é muito precioso. Afinal, eles já passaram por todo esse processo. Enfim, acho que esse é o tipo de orientação que precisaríamos neste momento”, finalizou o novato.
Leia mais sobre Victor Wembanyama e o Spurs!
- Victor Wembanyama alcança triplo-duplo histórico na NBA
- “Victor Wembanyama é um jogador notável para seus 20 anos”, exalta técnico do Spurs
- Gregg Popovich compara Victor Wembanyama a ídolos do Spurs
Sem a presença de jogadores veteranos, Victor Wembanyama assumiu as rédeas do Spurs. Afinal, em 48 jogos, ele lidera o time em pontos (20,4), rebotes (10,1) e tocos (3,2). Além disso, o francês está no topo dessas categorias entre os calouros. Recentemente, o jovem pivô ganhou elogios do técnico Gregg Popovich.
“Victor é receptivo às mais diferentes abordagens de treinamento, antes de tudo. Além disso, possui uma inteligência dentro de quadra bem alta. Ele entende o jogo de forma intuitiva. Você explica-lhe alguma coisa e, de cara, ele já entende e assimila. Ele é um garoto notável de 20 anos. É um jogador notável, certamente, para a sua idade”, reconheceu o integrante do Hall da Fama.
“Para mim, a agressividade é o ponto em que Victor mais evoluiu até agora. Ele já está correndo com mais convicção na direção da cesta, enquanto deixou de ficar tão focado nos arremessos de três pontos. Aprendeu a correr e ser mais ativo de um lado a outro da quadra. Como resultado, ele ajuda a ditar o ritmo do time”, afirmou o pentacampeão da NBA.
Dessa forma, uma das necessidades do Spurs, em 2024/25, é adicionar jogadores veteranos. A equipe possui jovens talentos como Wembanyama e Devin Vassell, por exemplo, mas precisa de atletas com mais experiência para cometer menos erros. Na campanha atual, o time é o quarto em turnovers, com 14,9 por jogo.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA