O Los Angeles Lakers poderá ter um reforço inesperado para a reta decisiva da temporada. O técnico Frank Vogel revelou que o processo de reabilitação do pivô DeMarcus Cousins evolui muito bem e é possível que ele já tenha condições de jogo no primeiro semestre desse ano. Hoje, a chance do astro de 29 anos ficar à disposição para atuar nos playoffs é considerada real.
“Eu diria que DeMarcus está muito bem encaminhado para estar saudável na época dos playoffs. Teremos que esperar para ver em que patamar retornará em termos de ritmo e condicionamento, mas, sim, existe a possibilidade de ele voltar a jogar ainda nesta temporada”, analisou o treinador, em entrevista coletiva durante a parada festiva do Jogo das Estrelas.
Retornar para o começo dos playoffs significaria que Cousins levará só oito meses para recuperar-se de um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo sofrido na offseason. Esse prazo, além de otimista para uma lesão que pode afastar o atleta por até um ano, seria arriscado para alguém que também sofreu rupturas do tendão de Aquiles e quadríceps nos últimos três anos.
Outro fator que pesaria contra uma volta do experiente pivô na atual campanha é a aparente estabilidade do Lakers em sua rotação de garrafão: JaVale McGee e, em especial, Dwight Howard têm sido elogiados pelos desempenhos recentes. Ainda se espera que a equipe teste e aposte mais em formações baixas e móveis com a proximidade da pós-temporada.
No entanto, um sinal forte e conclusivo sobre o interesse angelino em contar com Cousins é o fato da franquia ter rejeitado as chances de dispensá-lo e trocá-lo ao longo do ano. Considerado um dos melhores jogadores de garrafão da liga nessa década, o ex-parceiro de Anthony Davis no New Orleans Pelicans acumula médias de 21.2 pontos e 10.9 rebotes em 565 jogos disputados na NBA.