O Los Angeles Lakers terá 18 partidas fora de casa até o final da temporada, quando o astro Kobe Bryant vai encerrar sua brilhante carreira. Destas, 14 serão as últimas diante de seus adversários, já que vai encontrar com outras equipes longe de seu domínio mais de uma vez, além do Los Angeles Clippers, que atua no mesmo ginásio.
O Jumper Brasil destaca as principais datas quando o camisa 24 vai enfrentar seus oponentes como visitante.
Janeiro
14/1 – Golden State Warriors
Nenhum time na NBA sofreu tantos pontos de Kobe Bryant quanto o Golden State Warriors. Foram 65 partidas até aqui diante do vizinho californiano e nada menos que 1.792 pontos (média de 27.6).
Amanhã, o Los Angeles Lakers encara o atual campeão pela última vez em Oakland. Kobe é dúvida, por conta de dores no ombro e no tendão de Aquiles, justamente duas das suas últimas mais graves lesões. Na terça-feira, ele atuou apenas no primeiro tempo na vitória sobre o New Orleans Pelicans. Em 2015-16, Bryant enfrentou o Warriors em uma ocasião e não foi nada bem. Apenas quatro pontos para o astro e um acerto em 14 tentativas.
23/1 – Portland Trail Blazers
A rivalidade contra o Portland Trail Blazers ficou marcada pelos encontros nos playoffs dos anos 2000. O Los Angeles Lakers sempre levou a melhor e foi “castigado” por Kobe Bryant, com 1.681 pontos (média de 27.6) em 61 jogos.
Fevereiro
6/2 – San Antonio Spurs
Foram 58 embates contra o San Antonio Spurs durante a sua carreira. O mais marcante, porém, aconteceu nos playoffs, quando o Los Angeles Lakers superou o Spurs na quinta partida da semifinal de conferência de 2004. Tim Duncan, outro ídolo de gerações que pode se despedir ao fim de 2015-16, acertou um arremesso que parecia dar a vitória ao time texano, restando apenas 0.4 segundo. Bryant estava muito marcado e a bola foi para Derek Fisher. O atual técnico do New York Knicks converteu sua tentativa, que deu a vitória ao Lakers.
8/2 – Indiana Pacers
Em 33 partidas, o Indiana Pacers sempre dificultou a vida de Kobe Bryant. Com 42.1% diante do Pacers, apenas o Boston Celtics permitiu um aproveitamento menor do atleta do Los Angeles Lakers.
O SporTV vai transmitir o jogo.
10/2 – Cleveland Cavaliers
A rivalidade entre Kobe Bryant e LeBron James fica apenas por conta dos torcedores mais fanáticos. Os dois se respeitam e sabem de suas importâncias na história da liga. Mas no Jogo das Estrelas de 2012, a coisa ficou “pessoal”, especialmente no último período. Bryant era o responsável pela marcação sobre LeBron. Restavam cerca de dois minutos para o fim, quando Kobe bloqueou um arremesso de seu oponente. No último minuto, a situação se repetiu. O Oeste venceu e James fez 19 pontos, sua menor marca desde o primeiro ano em que foi convocado.
A ESPN transmite a partida.
14/2 – All Star Game
Kobe Bryant é o mais votado após duas parciais para o Jogo das Estrelas. Dificilmente, fica de fora. Mesmo que não fosse escolhido pelo público, seria chamado pelos técnicos. E a partida será em Toronto, no Canadá.
No dia 22 de janeiro de 2006, Kobe anotou 81 pontos contra o Toronto Raptors, sua melhor marca da carreira.
21/2 – Chicago Bulls
As comparações entre Kobe Bryant e Michael Jordan são inevitáveis, afinal eles são da mesma posição, possuem a mesma altura (aproximadamente), mesmo estilo de jogo, mesma vontade de vencer. Durante suas carreiras, não houve tanto tempo para se enfrentarem. Jordan aposentou-se em definitivo após a temporada 2002-03, mas Kobe sempre disse que Jordan era uma de suas inspirações. E as jogadas são prova disso.
22/2 – Milwaukee Bucks
Foram tantas as cestas da vitória de Kobe Bryant em sua carreira, que fica difícil analisar qual foi a mais importante. Entretanto, uma contra o Milwaukee Bucks, foi especial. O jogo era fora de casa e foi para a prorrogação após uma tentativa frustrada do camisa 24. O Bucks chegou a estar seis pontos na liderança durante o período-extra, mas Kobe foi sensacional mais uma vez. Ele se redimiu, acertou o arremesso no estouro do cronômetro para garantir a vitória do Los Angeles Lakers e saiu de quadra com nada menos que 39 pontos.
24/2 – Memphis Grizzlies
Você consegue imaginar um jogador fazendo 50 pontos em três partidas consecutivas? Pois Kobe Bryant conseguiu, e foi diante do Memphis Grizzlies, em março de 2007. Bryant anotou 60, algo que se repetiu outras seis vezes na carreira.
https://www.youtube.com/watch?v=AScq6WAXt1Q
Março
2/3 – Denver Nuggets
A carreira de Kobe Bryant teve um arranhão. Em julho de 2003, ele foi acusado de estuprar uma mulher no Colorado. Bryant alegou que houve sexo consensual, informação negada por ela. Ele chegou a ser detido para esclarecimentos e o caso foi arquivado quando a mulher negou-se a testemunhar. Bryant e sua esposa Vanessa, chegaram ao divórcio em 2011, mas reataram dois anos depois.
Em 2015-16, Kobe já enfrentou o Denver Nuggets e anotou 31 pontos, igualando sua melhor marca da temporada.
23/3 – Phoenix Suns
Kobe Bryant já sofreu contra o Phoenix Suns. Em dois anos consecutivos, o Los Angeles Lakers foi eliminado na primeira rodada dos playoffs pelo time do Arizona. Mas na final de conferência de 2009-10, o Lakers deu o troco e Kobe foi fenomenal. Em seis jogos, ele anotou ao menos 30 pontos em cinco deles e garantiu a presença da equipe nas finais da NBA, contra o Boston Celtics. Na ocasião, Bryant obteve o seu quinto e último título da carreira.
28/3 – Utah Jazz
Karl Malone deixou o Utah Jazz ao fim de 2002-03 para atuar pelo Los Angeles Lakers no ano seguinte na tentativa de ganhar seu primeiro título. O time, que ainda contava com Shaquille O’Neal, Gary Payton e Kobe Bryant, foi superado na final pelo Detroit Pistons. A derrota para o Pistons significou um desmanche em Los Angeles. Shaq foi trocado para o Miami Heat. Payton fechou com o Boston Celtics, enquanto Malone parou de jogar sem ser campeão.
O confronto diante do Jazz no fim de março será o penúltimo entre as equipes e o último em Salt Lake City. Duas semanas depois, o jogador vai se despedir contra o mesmo Jazz.
Abril
8/4 – New Orleans Pelicans
Em sua vigésima temporada, Kobe Bryant vai encerrar sua carreira como um dos maiores cestinhas da história da NBA. Mas o New Orleans Pelicans é o único time que Kobe enfrentou todas as vezes como titular. Juntando a história da franquia, foram 39 embates, com médias de 26.9 pontos, 5.2 rebotes e 4.8 assistências.
A ESPN transmite a partida.
10/4 – Houston Rockets
Na penúltima partida de Kobe Bryant fora de casa, ele vai enfrentar James Harden, do Houston Rockets. Harden é o seu sucessor na posição e é aclamado como o melhor ala-armador da atualidade. Criticado por ser preguiçoso na defesa, Harden teve uma de suas melhores apresentações da carreira quando encontrou Kobe, quando ainda atuava pelo Oklahoma City Thunder.
https://www.youtube.com/watch?v=63TDVWnZ5K8
11/4 – Oklahoma City Thunder
A última cidade fora de Los Angeles que terá o prazer de ver Kobe Bryant jogando será Oklahoma City. Será no dia 11 de abril, quase no fim da fase regular. Bryant vai enfrentar Kevin Durant e Russell Westbrook e certamente será ovacionado pela torcida adversária, algo que começou com o Philadelphia 76ers, logo após o anúncio de sua despedida.
O Sportv transmite a partida.
No dia 13, ele encerra a carreira contra o Utah Jazz, em Los Angeles.