Joel Embiid recebeu uma recepção calorosa dos franceses na estreia dos EUA nas Olimpíadas de Paris. Afinal, nos 11 minutos em que esteve em quadra, o pivô do Philadelphia 76ers foi alvo de vaias de praticamente toda a torcida. O motivo: sua escolha em defender o Team USA em vez da França, país pelo qual ele também tem nacionalidade.
A polêmica em torno da escolha de Embiid vem desde 2021. Na ocasião, o astro enviou uma carta ao presidente da França, Emmanuel Macron, solicitando a cidadania francesa. Na mensagem, o craque afirmou: “não quero jogar por nenhuma outra seleção, afinal, jamais defendi as cores de outro país. Seria uma honra para mim defender a França nas Olimpíadas de Paris”.
Em 2022, por sua vez, o pivô recebeu a cidadania estadunidense, por conta do seu tempo no país. Portanto, como Camarões (seu país natal) não se classificou, ele poderia optar pelos EUA ou França em Paris. Então, escolheu pela nação onde está há mais de uma década.
A decisão não foi bem recebida pelos franceses. Afinal, ele teria deixado claro que defenderia os europeus, ao solicitar a cidadania. Assim, o ex-jogador Frederic Weis chamou Embiid de “um grande jogador, mas, ao mesmo tempo, sujo. Eu o odeio pelas coisas que ele fez com nosso país”.
“Você acha que ele tem algum respeito por nós? Eu não. Existem tantas pessoas que desejam um passaporte ou um visto daqui e não conseguem. Joel Embiid recebeu apenas por ser um grande atleta que poderia disputar as Olimpíadas pela França. Isso não está certo, é escandaloso. Então, não me importo se ele está se desculpando ou algo do tipo. Afinal, suas palavras não valem de nada”, disparou o ex-jogador.
Leia mais sobre Joel Embiid!
- Ex-astro da NBA detona 76ers por liberar Joel Embiid para Olimpíadas
- Tyrese Haliburton faz piada sobre passaporte de Joel Embiid
- Paul George mira título no 76ers e exalta parceria com Joel Embiid
Por fim, o francês pediu também que Joel Embiid sequer tivesse a permissão para entrar no país para as Olimpíadas e defender os EUA.
“Ele não deveria ter o direito de dizer que é francês. Ele não deveria entrar nesse país. Digam que ele deve ir para a casa e deixe o resto do time dos EUA entrar aqui. Afinal, ele é camaronês e estadunidense, não francês. É uma pena que essas coisas estejam tão atreladas a questões comerciais e não por honra. Ele traiu os valores nacionais. Representar esse país é uma honra que está acima do sucesso esportivo”, concluiu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA