Tiago Splitter revela “caos” em convite para ser técnico do Blazers

Primeiro treinador brasileiro da NBA conta detalhes do processo para assumir time de Portland

técnico blazers tiago splitter Fonte: Reprodução / X

Uma reviravolta do destino fez com que Tiago Splitter se tornasse o técnico do Portland Trail Blazers. Chauncey Billups estava firme no cargo, mas, no início dessa temporada, uma investigação federal levou a sua inesperada prisão. E, com isso, o ex-pivô virou o primeiro brasileiro treinador da NBA. Ele revelou que, assim como pareceu para quem viu de longe, tudo se desenrolou do dia para a noite. Literalmente.

Continua após a publicidade

“Eu acho que tudo aconteceu muito rápido, né? Eu recebi a notícia do que ocorreu com Billups de manhã bem cedo. Era algo como seis da manhã e, logo em seguida, vieram muitas ligações e tal. Depois de uns 30 minutos, quem me liga é o GM para conversar. Era o convite para comandar o time. E, certamente, aceitei”, detalhou o veterano, em entrevista à ESPN Brasil.

Apesar do último capítulo repentino, a carreira de Tiago Splitter como treinador passa longe de ser um acaso. Ele trabalhou, assim que concluiu a jornada dentro de quadra, como auxiliar no Brooklyn Nets e Houston Rockets. Então, virou assistente da seleção brasileira e foi campeão francês no comando do Paris Basketball. Tudo isso levou ao convite para integrar a comissão do Blazers.

Continua após a publicidade

“Ser técnico na NBA é algo que venho pensando em fazer há algum tempo. Afinal, esse sempre foi o meu objetivo. Então, chegou a hora. A oportunidade não surge da maneira como se espera às vezes, mas foi assim e estou contente de começar a minha carreira. Talvez, tudo tenha sido até mais cedo do que imaginava”, admitiu o campeão da liga como jogador em 2014.

Leia mais sobre Tiago Splitter

The Box

Dá para dizer que a chegada ao cargo foi um choque. Mas, aos poucos, Tiago Splitter já começa a dar traços mais autorais ao trabalho como técnico do Blazers. Uma das coisas que implementou na equipe foi o “The Box”. Trata-se de uma caixa em que o destaque defensivo do time deixa o seu nome e estatísticas a cada vitória. No fim da campanha, quem tiver sido o recordista de registros vai ganhar um prêmio não revelado.

Continua após a publicidade

“Quase todas as equipes têm alguma coisa para dar ao melhor jogador da temporada. Às vezes, é um cinturão daqueles de boxe. Ou pode ser uma corrente, por exemplo. Eu pensei em fazermos algo diferente, pois tínhamos que ter algum incentivo para trazer mais apetite à nossa defesa. E foi assim que nasceu essa ideia”, contou o ex-atleta do San Antonio Spurs.

O nome do prêmio, a princípio, foi uma inspiração do melhor defensor do time. E, por enquanto, favorito para levar o presente misterioso no fim da campanha. “Toumani Camara faz esse símbolo de ‘box’. Depois, comecei a estudar um pouco para tentar entender isso. É um termo que faz referência a uma boa defesa: a gente marcou os caras e eles não saíram de dentro da caixa”, explicou.

Continua após a publicidade

Desafio

O início de trabalho de Splitter foi bem promissor, depois de vencer cinco dos primeiros sete jogos. Mas, desde então, o Blazers “voltou” às expectativas que se tinha antes do começo da campanha. O time só venceu seis dos últimos 13 jogos e, com isso, está na 10a posição do Oeste. A equipe tem problemas no lado ofensivo da quadra, em particular, com o sexto pior índice de eficiência ofensiva da liga.

“A gente está tendo algumas dificuldades, em particular, na posição de armador. Afinal, nós já estamos a temporada quase inteira sem armador. Então, é muito difícil que você implemente algo no ataque quando vários dos seus jogadores dessa posição estão fora. Ou seja, quem cria o nosso ataque está lesionado”, justificou o ex-jogador, antevendo mais desafios pela frente no novo cargo.

Continua após a publicidade

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários