Aproveitando-se que o imbróglio entre os jogadores da NBA e os donos das equipes complicou-se ainda mais esta semana, o pivô brasileiro Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, acertou hoje o seu retorno ao basquete espanhol. Ele chegou a um acordo para defender o Valencia enquanto durar o locaute.
A contratação de Splitter já foi oficializada no site do clube valenciano. Ontem, alguns jornalistas espanhóis chegaram a bancar que o brasileiro teria fechado sua transferência para o Unicaja Málaga, outro clube que disputa a Liga ACB.
Splitter vai ser companheiro de equipe de outro brasileiro, o ala-pivô Vitor Faverani, de 23 anos. Atualmente, o Valencia tem a sétima melhor campanha da Liga ACB, com quatro vitórias e três derrotas.
Vale lembrar que o pivô brasileiro, hoje com 26 anos, chegou ao basquete espanhol em 2000, permanecendo por lá até ano passado. Splitter teve passagem marcante pelo Caja Laboral, onde atuou por oito temporadas (de 2003 a 2010). Pela equipe basca, ele foi duas vezes campeão espanhol (2008 e 2010) e escolhido jogador mais valioso (MVP) da temporada regular e das finais (2010).