O Indiana Pacers anunciou a péssima notícia para suas pretensões competitivas nessa quinta-feira, logo após o fechamento da janela de transferências. O ala T.J. Warren não vai se recuperar de cirurgia para sanar uma fratura por estresse no osso navicular do pé esquerdo a tempo de voltar a jogar pelo Pacers na atual temporada. É esperado que ele reabilite-se completamente na offseason e esteja à disposição da equipe na próxima pré-temporada.
O anúncio oficializa o final da difícil temporada do jogador de 27 anos: depois de ter sido destaque na “bolha”, em Orlando, ele só disputou quatro partidas da atual campanha e não conseguiu dar sequência ao melhor momento da carreira na NBA. O titular já iniciou a competição sendo desfalque, com dores causadas por um quadro de fascite plantar no pé direito, e foi diagnosticado com a fratura no outro pé que levou-o à mesa de cirurgia logo em seguida.
Essa não é a primeira vez que Warren terá um longo afastamento por conta de fratura por estresse: em 2016, ele também teve uma cirurgia que encerrou a sua temporada precocemente por uma cirurgia para corrigir essa lesão. O jogador retornou, na época, para ter o melhor ano de sua carreira na sequência. O ala possui contrato até o fim da próxima campanha, com salário projetado de US$12.7 milhões.
Selecionado na 14a posição do draft de 2014, Warren disputou cinco temporadas pelo Phoenix Suns antes de ser trocado com a equipe de Indianápolis como mero descarte financeiro para que o time do Arizona pudesse contratar novos jogadores. Ele esteve presente em 67 jogos do Pacers na última temporada, registrando médias de 19.8 pontos (maior marca da carreira, com mais de 40% de conversão nos arremessos de longa distância) e 4.2 rebotes.