A temporada desastrosa do Phoenix Suns fez sua primeira vítima na noite dessa segunda-feira. A franquia chegou a um acordo de rescisão contratual com o gerente-geral Lance Blanks, que estava no cargo desde agosto de 2010. O dirigente foi o principal responsável pela montagem do elenco que venceu apenas 25 partidas nesta temporada – segunda pior marca da história da equipe.
“Lance foi um confiável amigo e colega de trabalho. Eu estou grato pessoal e profissionalmente por seu trabalho duro em favor do Suns. Nós vamos continuar a nos preparar para a offseason enquanto buscamos um substituto para o cargo”, declarou o presidente de operações do time, Lon Babby, por meio de nota oficial.
É esperado que executivo seja apenas o primeiro de muitos profissionais a deixar Phoenix nos próximos meses, em um verdadeiro processo de “limpeza” dentro da franquia. O próximo na lista de dispensados deverá ser o treinador interino Lindsey Hunter, considerado um dos homens de confiança do ex-gerente na organização e pivô de uma polêmica que causou a saída de dois auxiliares da comissão técnica no meio da temporada.
Blanks chegou ao Suns como um dos dirigentes mais promissores da liga. Ele acumulava experiências muito bem sucedidas como recrutador do San Antonio Spurs e assistente da gerência geral do Cleveland Cavaliers antes de ser contratado pela franquia de Phoenix. A passagem pelo Arizona, porém, termina com recorde acumulado de 98 vitórias e 132 derrotas.