Um dos responsáveis pelos muitos anos de “quase” do Boston Celtics na NBA foi o técnico do Golden State Warriors, Steve Kerr. A equipe voltou às finais em 2022, depois de dez anos, mas foi vencida pelo time de Stephen Curry e companhia. Dois anos depois, Boston enfim alcançou seu título. Agora, Kerr falou sobre como é para uma franquia defender o título da liga.
Em entrevista coletiva, Kerr foi perguntado sobre como o Celtics lidaria como time a ser batido na liga. Para ele, o novo campeão terá uma tarefa até mais fácil do que a do ano anterior.
“Acho que existe aquela coisa de que todos os times são desacreditados até serem campeões. Então, vencer a primeira vez te dá uma sensação de confiança, de ser imbatível. Eles não tiveram nenhuma mudança grande no elenco, portanto, eu acho que será o mais fácil a se fazer, na verdade. Repetir o título logo em seguida é um pouco menos difícil”, afirmou.
Após seu primeiro título, Kerr e o Warriors produziram a melhor temporada regular de todos os tempos: foram 73 vitórias e apenas nove derrotas em 2015/16, no time que famosamente perdeu as finais para o Cleveland Cavaliers, em uma das séries mais marcantes dos últimos tempos.
Porém, depois de recuperar o título em 2016/17 de forma sublime, Golden State conseguiu o bicampeonato em 2017/18. Se as finais contra Cleveland naquele ano foram tranquilas (4 a 0), a série contra o Houston Rockets de James Harden e Chris Paul lhes exigiu tudo nas finais de conferência.
Leia mais sobre Celtics e Warriors!
- “Campeão da NBA, Boston Celtics seria ouro nas Olimpíadas”, afirma jornalista
- Stephen Curry e Draymond Green estão satisfeitos com elenco do Warriors
- Boletim de rumores e trocas da NBA (07/08/2024)
Essa, aliás, é a última vez que um time conseguiu vencer a NBA em dois anos seguidos. Em 2018/19, uma série de lesões afetaria a equipe, que seria destronada pelo Toronto Raptors de Kawhi Leonard. Do mesmo modo, após vencer Boston nas finais de 2021/22, a equipe cairia ainda na segunda rodada para o Los Angeles Lakers de LeBron James e Anthony Davis em 2022/23.
Para Steve Kerr, a maior dificuldade para o Celtics na NBA chegará assim como foi para o Warriors: com a exaustão que os vários anos competitivos vão gerar.
“Como eu disse, quando você vence a primeira vez, a segunda é muito sobre o orgulho e a confiança de um time campeão que não quer cair. Mas, com o tempo, isso vai ficando difícil. Você tenta fazer isso uma terceira vez, uma quarta vez, e fica exausto. São anos de estresse, de competir no mais alto nível. Você sempre quer estar nesses momentos, mas é muito difícil. Depois do segundo ano, as coisas ficam complicadas. Jogamos cinco finais seguidas, eu entendo”, ressaltou.
Boston manteve praticamente todo o elenco campeão para a nova temporada. As únicas novidades são os calouros Baylor Scheierman e Anton Watson. Além disso, os únicos jogadores que não renovaram seus contratos até aqui foram Oshae Brissett e Sviatoslav Mykhailiuk.
A continuidade é a chave para o Celtics na busca de ganhar mais uma vez a NBA, e Steve Kerr sabe disso.
“Você vence um e terá um nível de confiança maior. Todos os outros times sabem e entendem isso. Boston é temido por isso, e está em grande posição”, concluiu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA