A jornada de crescimento do Memphis Grizzlies nos últimos anos foi, certamente, uma das histórias mais notórias da NBA. Desde 2019, a equipe passou da segunda escolha do draft para a segunda melhor campanha da liga e a segunda rodada dos playoffs. O Grizzlies enfrentará o Golden State Warriors na semifinal do Oeste e, para Stephen Curry, lembra muito a experiente equipe pré-títulos recentes.
“Memphis tem um elenco muito jovem tentando dar o próximo passo competitivo. Já conseguiu, aliás, ganhar a primeira série de playoffs. Nós também estávamos nesse estágio, por exemplo, lá por 2015. Tínhamos algum sucesso como equipe, mas queríamos tudo e não conseguíamos dar aquele avanço definitivo”, contou o armador, dono de três campeonatos na segunda metade da última década.
O Grizzlies venceu sua primeira série de playoffs em sete anos contra o Minnesota Timberwolves, mostrando notável resiliência. Começou o duelo melhor-de-sete atrás, pois perdeu o primeiro jogo em casa. Venceu três partidas em que esteve com desvantagem de dígitos duplos no último período, ademais. Nada mal para a equipe que iniciou a temporada com a segunda menor média de idade da liga.
“Eles construíram um núcleo nos últimos tempos por meio de desenvolvimento de atletas e drafts inteligentes. Ja Morant era muito bom, mas melhorou ainda mais e até ganhou prêmio de atleta que mais evoluiu na liga. Dillon Brooks e Desmond Bane também avançaram, certamente. São realmente bem treinados, além disso. É um trabalho absolutamente admirável”, reconheceu o técnico Steve Kerr.
História invertida
Existe uma ironia interessante, aliás, nessa série para os mais supersticiosos. Em 2015, quando o Warriors de Curry caminhava para o primeiro de seus títulos, o Grizzlies foi o oponente nas semifinais do Oeste. Memphis era o time veterano na época, pois estava sob a liderança de Zach Randolph e Marc Gasol. O astro, por isso, torce para que a história de sete anos atrás repita-se em partes.
“Nós aprendemos bastante sobre nós mesmos naqueles anos que antecederam o primeiro campeonato. E, certamente, esse é um processo que Memphis também está vivendo agora. Eu ainda lembro daquela série, mas queremos ver um script levemente diferente. Afinal, não queremos permitir que esses garotos aprendam demais às nossas custas, né?”, finalizou Curry, com um sorriso no rosto.
Leia mais
Ja Morant faz primeiro triplo-duplo do Grizzlies em playoffs
“Grizzlies vai ser campeão do Oeste”, prevê Kendrick Perkins
Ja Morant faz história e quebra novo recorde do Grizzlies
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like, mas não se esqueça de ativar as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp