O San Antonio Spurs vai iniciar a defesa do título da NBA desfalcado de dois titulares. A equipe confirmou na noite desta segunda-feira que o brasileiro Tiago Splitter e o ala Kawhi Leonard estão fora do jogo de estreia da temporada, diante do Dallas Mavericks, nesta terça. Por ser a noite de entrega dos aneis de campeão ao elenco, é possível que ambos estejam no ginásio – pelo menos – para a cerimônia.
Os dois jogadores eram considerados ausências prováveis e estavam fora dos treinamentos do time há algum tempo. Primeiro brasileiro campeão da NBA, Splitter sofreu um estiramento na panturrilha direita ainda no começo da pré-temporada e não está recuperado. Leonard, por sua vez, enfrenta uma insistente infecção nos olhos e teve sua participação descartada depois de ser reavaliado pelos médicos da franquia na segunda.
O técnico Gregg Popovich não anunciou quem serão os substitutos dos dois atletas no quinteto titular, mas prévias indicam que o ala Boris Diaw e o calouro Kyle Anderson devem assumir as vagas em aberto. No banco de reservas, o time não terá à disposição o armador Patrick Mills, que se recupera de uma cirurgia no ombro realizada na offseason e só deve retornar após o primeiro mês de competição.
Splitter esteve presente em 59 partidas da última temporada regular, com médias de 8.2 pontos e 6.2 rebotes em 21.5 minutos de ação. Já Leonard, MVP das finais, participou dos 23 jogos da equipe nos playoffs registrando 14.3 pontos (com 42% de aproveitamento nos arremessos de quadra) e 6.7 rebotes.
O clássico texano entre Spurs e Mavericks acontece às 22h (Brasília), com transmissão do canal Space. Os atuais campeões estão invictos em noites de estreia após a conquista de títulos: quatro vitórias em quatro jogos.