Atual MVP da NBA, Shai Gilgeous-Alexander se tornou o grande favorito para levar o prêmio de novo em 2025/26. Isso porque seu principal concorrente, Nikola Jokic, sofreu uma séria lesão na segunda-feira (29), e vai desfalcar o Denver Nuggets por pelo menos um mês. Com isso, o astro do Oklahoma City Thunder volta ser o principal nome na corrida ao título de melhor jogador da temporada.
Vale lembrar que Nikola Jokic e Shai Gilgeous-Alexander têm liderado a corrida ao MVP da NBA desde o começo da temporada. No entanto, o pivô do Nuggets como principal candidato há várias semanas. Por exemplo, na última atualização, o “pódio” divulgado pela liga tinha ele, seguido pelo armador do Thunder e Luka Doncic.
Entretanto, Nikola Jokic é o grande nome da temporada. Ele faz uma campanha individual histórica. O sérvio tem médias de 29.6 pontos, 12.2 rebotes e 11 assistências. Além disso, tem aproveitamento de 60.5% nos arremessos de quadra, sendo 43.5% nas bolas de três. Ele lidera a liga em assistências, rebotes, duplos-duplos e triplos-duplos.
Agora, o ponto pode não ser mais atuações em quadra. Afinal, ainda restam 50 jogos do Denver Nuggets em 2025/26. Ou seja, tempo suficiente para Jokic provar que merece o prêmio. Mas, a regra que exige um limite mínimo de jogos para vencer prêmios individuais pode decidir o MVP da atual campanha.
Leia mais!
- Nuggets confirma lesão de Nikola Jokic
- Após derrotas para o Spurs, Gilgeous-Alexander alerta Thunder
- Corrida para o MVP tem Jalen Brunson correndo “por fora”
Pelas regras atuais da NBA, um jogador precisa participar de pelo menos 65 jogos para ser elegível aos prêmios. Nikola Jokic será reavaliado em quatro semanas. Neste período, o Nuggets fará 15 partidas. Mesmo que o pivô volte no dia 27 de janeiro, que dará o mês previsto, ele só poderá perder mais três partidas para continuar na disputa ao MVP.
Além disso, é improvável que Jokic retorne antes do previsto ou mesmo dentro do prazo previsto. O Nuggets não deve correr risco em apressar a volta de sua principal estrela. A equipe está na terceira posição o Oeste e deve quer o astro saudável para os playoffs. É neste cenário, então, que Shai Gilgeous-Alexander passa a ser o favorito ao MVP da NBA.
Isso porque, além de ser o segundo colocado na corrida oficial, o craque do Oklahoma City Thunder também faz mais uma ótima campanha. Ele tem médias de 32.2 pontos, 4.8 rebotes e 6.4 assistências. Seu aproveitamento é de 55.9% nos arremessos de quadra, sendo 41.9% nas bolas de três. Com esses números, ele lidera o melhor time da NBA. Ponto, aliás, que ajuda ainda mais para que vença o prêmio de novo.
O Thunder, afinal, tem 28 vitórias em 33 jogos disputados. Caso mantenha esse nível, sob o comando de Gilgeous-Alexander, o caminho fica aberto para que o astro seja eleito MVP pelo segundo ano seguido.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

