Mesmo sem jogar, Ben Simmons ganha um ano a mais na NBA

Australiano “ganhou” mais um ano na NBA, mesmo não atuando em nenhum jogo da temporada 2021/22

Ben Simmons jogar NBA Fonte: Nathaniel S. Butler / AFP

O novo CBA beneficiou Ben Simmons, que espera voltar a ficar saudável para 2023/24, após jogar apenas 42 jogos desde 2021/22 na NBA. Isso porque a liga resolveu contar 2021/22 como um ano ativo para o armador do Brooklyn Nets. Ele não jogou pelo Philadelphia 76ers na campanha em questão, após alegar problemas de saúde mental. A informação é de Zach Lowe, jornalista da ESPN.

Ben Simmons pediu uma troca ao 76ers, após jogar os playoffs de 2020/21. A derrota para o Atlanta Hawks foi fatal para a popularidade do armador na Philadelphia. Ele foi ,acima de tudo, muito criticado e até chegou a treinar durante a pré-temporada da equipe, mas pediu para sair. Mas a novela durou não só durante a offseason, mas sim até a trade deadline.

Publicidade

Enquanto a negociação se estendia, ele ficou sem jogar. Isso, então, o rendeu multas e mais de US$20 milhões já que, afinal, se recusava a entrar em quadra. No entanto, outra estrela estaria insatisfeita quando a data limite para trocas chegasse. Por ironia, este alguém era James Harden, no Nets. Como resultado, as franquias fecharam uma troca entre os dois jogadores, incluindo nomes como Seth Curry, Andre Drummond e Paul Milssap.

Simmons, entretanto, não estreou pelo Nets em 2021/22. Com grave lesão nas costas que o levou a uma cirurgia no fim da temporada, ele acabou não entrando em quadra. Por outro lado, Brooklyn remunerou o australiano assim que ele chegou à franquia após a troca.

Publicidade

Leia mais!

Em abril de 2022, Ben Simmons entrou com processo juntamente com a associação de jogadores (NBPA) contra o Philadelphia 76ers para um ressarcimento. Quatro meses depois, os lados entraram em um acordo, sem que nenhum termo fosse divulgado.

A abordagem normal da NBA é de não contar anos sem jogos como ativos na carreira de um jogador nesses termos de pedido de troca. O novo CBA, então, garantiu que fosse diferente com Simmons, pelas circunstâncias, e também por não estar no último ano de seu contrato. De acordo com Lowe, a NBA não pretende tornar isso algo rotineiro. Mas abriu uma exceção.

Publicidade

Simmons, portanto, seguirá sendo elegível a certos benefícios de negociação na NBA, tendo “jogado” por sete anos na carreira, e não seis. Por exemplo, ele terá a possibilidade de contratos máximos de tamanhos maiores em sua próxima extensão de contrato.

Ainda segundo Zach Lowe, membros de várias equipes não concordaram com a decisão incluída no CBA. Aliás, é um caso parecido com o que o 76ers passa agora com James Harden. Se chegar nesse ponto, a decisão válida para Simmons não será a mesma para o armador do Sixers.

Publicidade

Uma cláusula dos acordos de trabalho anteriores, no entanto, seguiam outras diretrizes.

“O jogador que reter seus serviços por mais de 30 dias em uma temporada onde tem contrato vigente com um time estará violando o acordo. O time que deter seus direitos pode até mesmo proibir que o jogador entre na agência livre, ou assine com outro time de basquetebol profissional, se essa for a sua vontade”.

Publicidade

Produção despencou desde o episódio

Antes de ficar sem jogar, Ben Simmons só atuou em 42 partidas na NBA desde seu polêmico pedido de troca do 76ers há dois anos. Enquanto isso, ele se ausentou de 130 jogos, uma porcentagem de presença de apenas 24.4%. Isto incluindo a fase regular e os playoffs.

Entre um interminável problema nas costas que voltou a afeta-lo em 2022/23 e perca de ritmo, seus números são muito menores do que eram. Desde que isso aconteceu, soma 26.3 minutos de média, com 6.9 pontos, 6.3 rebotes e 6.1 assistências, além de 1.3 roubos de bola e 56.6% em arremessos de quadra.

Publicidade

Antes disso, o armador somava 33.9 minutos por jogo, com 15.9 pontos, 8.1 rebotes, 7.7 assistências e 1.7 roubos de bola.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários