Sacramento Kings pode ir aos playoffs da NBA?

Franquia não disputa uma pós-temporada desde 2006

sacramento kings playoffs nba Fonte: JOE MURPHY / AFP

O Sacramento Kings não vai aos playoffs da NBA desde 2006, mas isso pode mudar nessa temporada, que começou boa para a franquia californiana.

A equipe é a que está há mais tempo sem jogar uma pós-temporada. Recentemente, uma série de sete vitórias consecutivas foi a maior desde 2005, provando que esse elenco do Kings já é melhor do que qualquer outro nos últimos 15 anos.

Publicidade

O principal ponto que torna o time tão competente até aqui é seu ataque, que tem números que o coloca como um dos melhores na história. É óbvio, contudo, que Sacramento não arremessará tão bem pelo resto da temporada, mas o esquema criado pelo técnico Mike Brown tem dado muito certo até aqui.

Vejamos, portanto, alguns pontos que tornam o Sacramento Kings um bom candidato aos playoffs da NBA.

Leia mais!

De’Aaron Fox

De’Aaron Fox sempre foi um bom jogador, mas nunca “explodiu”. Nesta temporada, entretanto, seu jogo é sem dúvidas um dos melhores entre os armadores da liga. Isso foi possível pois o time foi montado ao seu redor e seus companheiros sabem o que ele precisa, como ele precisa e também quando.

Publicidade

Em 2021/22, antes da troca de Tyrese Haliburton por Domantas Sabonis, o Kings tinha dois bons armadores. Contudo, com os dois juntos, parece que o desenvolvimento de ambos estava prejudicado e Sacramento tinha uma decisão a ser feita: Haliburton ou Fox?

A escolha foi pelo camisa 5, que tem se justificado até aqui. É verdade, no entanto, que Haliburton também tem jogado muito bem no Indiana Pacers, mas esse é outro assunto para outro artigo.

Publicidade

Agora, com Sabonis na equipe, o armador remanescente consegue explorar alguns bons aspectos de seu jogo, como o Pick N’ Roll. Ainda em na última temporada, as médias de Fox aumentaram bastante após a troca, indo de 21,9 pontos e 5,4 assistências em 46 jogos para 27,8 pontos e 6,2 assistências em 16 jogos.

Os arremessadores

Além disso, a gestão da franquia fez um movimento que pareceu finalmente ajudar seu melhor jogador, ao adquirir vários chutadores de três. Keegan Murray, no Draft, Malik Monk na agência livre e Kevin Huerter via troca. Huerter, inclusive, acerta 3,6 bolas de três por jogo com 50% de aproveitamento, sendo um dos melhores arremessadores da liga.

Publicidade

Além disso, Fox também começou bem nos arremessos triplos, acertando dois por jogo, somando 40% de aproveitamento. O Kings é o quinto time da liga que mais mata bolas de três.

Esse espaçamento de quadra abriu a possibilidade para que Sabonis e Fox possam causar danos no garrafão. O armador, inclusive, tem 60% de aproveitamento nos arremessos de dois pontos. Sua melhor marca na carreira era 54%. A equipe tem o ataque mais efetivo da NBA, junto do Boston Celtics.

Publicidade

Ninguém se lesiona

O Kings tem sido incrivelmente saudável até aqui. Combinados, os jogadores da organização só deixaram de jogar quatro partidas até aqui, seja por doença ou lesão. Nenhum outro time da NBA tem menos de dez.

Isso deve mudar, já que nenhum time consegue passar pela temporada regular inteira, ileso de lesões, mas a franquia tem feito uso da boa sorte até aqui.

Defesa é melhor que antes, mas continua ruim

Mesmo que a agência livre tenha sido usada para captar jogadores que impactem ofensivamente, a chegada do técnico Mike Brown foi justamente para ajudar na defesa. Em sete temporadas como treinador principal na NBA, os times do treinador nunca foram piores que a média da liga na defesa.

Publicidade

E o Kings precisava de alguém assim. Após ser a quarta pior defesa na liga em 2021/22 e a pior em 2020/21, a urgência por mudanças existia. Dessa forma, até mesmo uma melhora pequena, levando Sacramento para a 23ª melhor defesa da NBA, já deve ser visto como melhora.

Ademais, o time também é o segundo da liga em rebotes defensivos, com 79% de aproveitamento.

No entanto, a proteção de garrafão é bem abaixo da média. Afinal, com Sabonis como pivô titular, é difícil ter uma consistência e regularidade defensiva. A taxa de tocos de 5.2% do Kings é a pior da liga. É provável que essa defesa ruim se mostre mais latente quando a mão dos arremessadores da equipe esfriar um pouco, já que, por enquanto, tem sido possível pontuar mais que o oponente.

Publicidade

Sacramento Kings nos playoffs da NBA de novo?

Projetado pelas casas de aposta de Las Vegas como um time de 31 vitórias no início da temporada, é seguro dizer que o Kings pode ser melhor que isso. Afinal, seu diferencial de pontos médio de 3,2 é o terceiro melhor da conferência.

É claro que é cedo para dizer algo, mas Sacramento tem mostrado mais do que era esperado e mais do que já mostraram antes.

Provavelmente competindo pelas vagas de play-in, o Kings é um candidato até mesmo ao quinto ou sexto lugar. Se conseguirá fazer barulho na pós-temporada, é difícil dizer, já que os problemas de defesa começam a ser mais explorados nos playoffs. Além disso, até lá, os grandes times já podem ter descoberto formas de conter o ataque da equipe.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários