Rússia e Lituânia venceram Nigéria e República Dominicana, respectivamente, nesse sábado, e conseguiram a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres.
A vitória russa sobre a seleção da Nigéria foi obtida pelo placar de 85 a 77. Os principais jogadores da partida foram dois atletas que jogaram muito tempo na NBA, mas disputaram a última temporada na Europa. Do lado russo, o ala Andrei Kirilenko, autor de 19 pontos na partida. Pela Nigéria, o pivô Ike Diogu, nona escolha do draft de 2005, que liderou sua equipe no ataque no confronto, anotando um total de 16 pontos, além de coletar 14 rebotes.
A surpreendente seleção nigeriana, que eliminou a favorita Grécia na última sexta, também começou fazendo jogo duro contra a Rússia. O primeiro quarto foi disputado lance a lance e terminou em 26 a 23 para seleção europeia. No segundo quarto, a Rússia se mostrou superior tecnicamente, principalmente no perímetro, e contou com diversas bolas de três para abrir 15 pontos de vantagem: 46 a 31.
Na volta do intervalo, o time russo manteve sua estratégia, com arremessos do perímetro e dominando os rebotes, principalmente os ofensivos. A diferença chegou a 20 pontos, mas a Nigéria reagiu e com um chute de três no estouro do cronômetro, colocou o placar novamente em 15 pontos no final do período: 68 a 53.
A seleção da Nigéria foi melhor no último quarto e conseguiu baixar a diferença no placar para a casa dos seis pontos, mas a equipe se distraiu e, em um rápido contra-ataque russo, Andrei Kirilenko converteu a cesta e sofreu a falta. A Rússia voltou a abrir dois dígitos e bastou controlar o jogo para garantir a vitória e a vaga nas Olimpíadas. O cestinha da partida foi o ala-armador Alexey Shved, autor de 22 pontos.
Lituânia vence República Dominicana e garante vaga
Na outra semifinal da competição, a Lituânia derrotou a República Dominicana, que contava com o apoio do público local, pelo placar de 109 a 83, e também garantiu uma vaga nas Olimpíadas. O ala Jonas Maciulis foi o cestinha do jogo, com 19 pontos, seguido do jovem pivô Jonas Valanciunas, autor de 17 pontos e sete rebotes.
A Lituânia contou com um bom aproveitamento nos arremessos de quadra (39/61) para vencer os dominicanos, que, ao contrário dos europeus, não tiveram uma boa pontaria. Al Horford, principal nome da equipe comandada pelo técnico John Calipari, marcou 12 pontos, contando com um aproveitamento de apenas 30% (4/13). Jack Martinez marcou um ponto a mais do que Horford e terminou como o maior pontuador da República Dominicana.
Neste domingo, a partir das 20h55 (horário de Brasília), Nigéria e República Dominicana disputam o terceiro lugar do Pré-Olímpico Mundial, valendo a terceira e última vaga para os Jogos Olímpicos de Londres.
com a colaboração de Wilian Ribeiro