Reserva do Chicago Bulls coloca Sudão do Sul nas Olimpíadas pela primeira vez

Armador obteve 26 pontos e 15 assistências na vitória sobre a Angola

Chicago Bulls Sudão Sul Fonte: JAM STA ROSA / AFP

Você pode até não conhecer, mas Carlik Jones, reserva do Chicago Bulls, foi o principal responsável por colocar o Sudão do Sul nas Olimpíadas. Aliás, foi a primeira classificação do país em todos os tempos. Ele registrou 26 pontos, 15 assistências e sete rebotes na vitória sobre a Angola neste sábado.

“Nós conseguimos! Conseguimos a classificação e nós agradecemos ao povo do Sudão do Sul, nós amamos vocês. A classificação é para vocês”, afirmou.

Outro que fez parte do elenco foi Wenyen Gabriel, autor de 15 pontos, dez rebotes e seis bloqueios no confronto. Gabriel atuou pelo Los Angeles Lakers na última temporada, mas está sem contrato para 2023/24. Apesar de ainda ter a chance de ele retornar ao time californiano, é possível que suas performances no torneio atraiam outras equipes.

Publicidade

O Sudão do Sul ainda teve o jovem Khaman Maluach, de 16 anos. Ele tornou-se o terceiro jogador mais jovem a atuar na Copa do Mundo de Basquete e faz parte do NBA Academy Africa, um time que contribui para o desenvolvimento de jogadores no continente.

Jones, por outro lado, terá de lutar por minutos no Bulls. Na última campanha, por exemplo, ele ficou boa parte do tempo na G-League. O atleta foi eleito o MVP da liga de desenvolvimento. Agora, o armador possui contrato regular, mas Chicago contratou Jevon Carter e estendeu o acordo de Ayo Dosunmu.

Publicidade

Leia mais

No entanto, o armador pode ganhar espaço aos poucos, já que pode atuar ao lado de outro jogador da posição. Vale ressaltar que Lonzo Ball está fora da próxima temporada por conta de uma lesão no joelho. Então, Carter e Dosunmu deverão ser as principais opções do técnico Billy Dononvan.

“Cara, a classificação significa tudo no mundo, mas significa muito mesmo para as pessoas em casa. Siginfica tudo para os fãs, meus colegas, treinadores”, finalizou.

Publicidade

Mas o triunfo da seleção tem a ver com outra cara conhecida do Chicago Bulls. Astro nos tempos da NBA, Luol Deng é o presidente da federação. Deng contratou Royal Ivey, outro ex-jogador, para ser o técnico. Aliás, Ivey é assistente do Houston Rockets.

Agora, o Sudão do Sul vai representar o continente africano nos Jogos Olímpicos, enquanto Jones luta por minutos no Chicago Bulls.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários