Um dos técnicos mais especulados em cargos abertos na NBA possui um passado, no mínimo, conturbado. Mas, até agora, tudo não passava de especulações. Digo “até agora” porque os rumores estão ganhando forma. Segundo Ethan Sherwood Strauss, da plataforma Substack, o treinador Mark Jackson foi dispensado pelo Golden State Warriors em 2014 por causa de extremismo comportamental.
O jornalista revelou que a revista da ESPN tinha uma matéria pronta sobre o ex-armador no comando do time, mas acabou censurada. Esse conteúdo foi vetado porque era “pesado demais” na opinião de alguns dos editores da publicação. O motivo real, no entanto, teria a ver com a emissora de televisão ligada à revista. Afinal, o técnico é um dos principais comentaristas de jogos da casa.
A matéria trazia, em suma, informações assustadoras sobre o extremismo de Mark Jackson como treinador do Warriors. Ele criou um ambiente próximo de um culto dentro do vestiário, em primeiro lugar, fechando o elenco contra os dirigentes da franquia. O ex-atleta pregava que executivos, torcida e até seus auxiliares eram inimigos internos que torciam contra o sucesso de Golden State.
Para piorar, em sua última temporada, o técnico alavancou uma retórica religiosa perigosa dentro do elenco. Seu discurso, inclusive, começou a gerar divisão entre os jogadores. Ele forçava atletas a frequentarem igrejas, privilegiava quem dividia suas crenças e, além disso, sugeriu a influência do diabo na organização.
Jackson, por fim, teria se referido a dois dirigentes abertamente homossexuais da equipe de “chupadores de p**** que queimarão no inferno”.
Nova chance
Detalhes tão específicos sobre o dia-a-dia do Warriors sob o comando do treinador não eram públicos, mas conhecia-se outras coisas. As tendências religiosas do ex-armador, por exemplo, nunca foram segredo nos bastidores da liga. E isso não impediu, no fim das contas, que continuasse a estar no radar de times para receber uma nova chance como treinador.
Jackson já foi um dos finalistas ao cargo aberto no Sacramento Kings, mas acabou preterido em relação a Mike Brown. Além disso, ele é um dos profissionais já entrevistados para suceder Frank Vogel no comando do Los Angeles Lakers. A “candidatura” do técnico teria apoios importantes entre ídolos angelinos, como o lendário Shaquille O’Neal.
O analista de 57 anos comandou o Warriors entre 2011 e 2014. Ele foi demitido após liderar o time ao melhor recorde em duas décadas, mas ser eliminado na primeira rodada dos playoffs. Em seguida, Steve Kerr assumiu o cargo e ganhou três títulos em quatro temporadas.
Leia mais
“Lakers foi covarde em demissão de Frank Vogel”, critica Richard Jefferson
Mark Jackson: “Como fã de basquete, eu apreciava tudo em Kobe Bryant”
Ex-Warriors, Mark Jackson lamenta influência de Curry em novas gerações
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram