Quinta seguida

LeBron James retornou ao Cleveland Cavaliers e agora a recompensa está sendo paga

Fonte: LeBron James retornou ao Cleveland Cavaliers e agora a recompensa está sendo paga

Verdadeiros astros sempre atraem outros grandes jogadores. E isso não é diferente com LeBron James.

https://www.youtube.com/watch?v=m5yN1FCeSLE

Ao anunciar o seu retorno para o Cleveland Cavaliers, LeBron determinou o futuro próximo da franquia de Ohio. Podem dizer que ele não teve o melhor ano da carreira, que parece arrogante, e pode até mesmo questionar seu estilo de jogo. Mas uma coisa é inegável: ele mudou o cenário da temporada 2014-15.

Publicidade

O Cavs vai disputar apenas a sua segunda final da história. A primeira, em 2006-07, teve LeBron como o protagonista. Entretanto, o time perdeu para o San Antonio Spurs. Três anos depois, James decidiu rumar para a Flórida, onde disputou as últimas quatro finais pelo Miami Heat.

De volta ao Cavaliers, LeBron tem a chance de dar ao time o seu primeiro título. E seria algo como uma redenção pessoal. Afinal, ele deixou Cleveland pela porta dos fundos e logo em seu primeiro ano, conduziu a equipe ao triunfo no Leste.

Publicidade

Podemos dizer que o Leste é mais fácil, o que na teoria é verdade. Mas os adversários do Cavs não foram times fracos e sem condições de encarar de frente. O Chicago Bulls, por exemplo, contava com Pau Gasol, Jimmy Butler, Joakim Noah, e claro, Derrick Rose. Ora, bolas. Por mais que Rose não estivesse em seu melhor momento — o que é verdade e talvez este seja o melhor Rose daqui para a frente — o Bulls ainda tinha grandes jogadores no banco, além de Tom Thibodeau no comando. 

https://www.youtube.com/watch?v=J5yerMvZ9eo

Já nas finais, pegou o Atlanta Hawks. Primeiro colocado na temporada regular, o Hawks é, a grosso modo, um San Antonio Spurs sem grife. Talento? Claro que tinha. O problema é que desde a primeira rodada, ainda contra o Brooklyn Nets, o Hawks não demonstrou a mesma força da fase anterior. Para piorar, DeMarre Carroll assusta todo mundo com uma lesão no joelho. Temi pelo pior e ainda bem que não foi nada. Mas ali o time já tinha perdido o rumo. Kyle Korver estava em baixa quando machucou o tornozelo, enquanto Al Horford e Paul Millsap pareciam estar em outro mundo. Jeff Teague tentou salvar, mas era tarde.

Publicidade

LeBron fez isso sozinho?

Claro que não, porém vamos parar e pensar um pouco.

Anderson Varejão: fora
Kevin Love: fora
Kyrie Irving: não jogou dois dos quatro jogos

Publicidade

Desculpe, não dá para justificar a ausência de Korver ou até mesmo de Horford no segundo tempo do terceiro jogo. O Cavs também esteve sem jogadores importantes. 

LeBron faz coisas pequenas, que no final das contas, elevam o time como um todo.

Basta ver as entrevistas pós jogo e vai entender. James está sempre enaltecendo o companheiro e dividindo os louros da vitória com a equipe. Fez isso com J.R. Smith, depois repetiu com Tristan Thompson, Matthew Dellavedova, e Irving

Publicidade

Vamos pensar mais uma vez.

Thompson foi a quarta escolha do draft de 2011. Até aí, tudo bem. Mas nem cotado para sair ali ele estava. Foi chamado pelo Cavaliers pela carência de jogadores para a posição. Entretanto, o ala-pivô nunca havia convencido de fato que seria um grande jogador. Ele ainda não o fez, de qualquer forma. Porém é só assistir cinco minutos de jogo e vai entender os motivos de LeBron ter cavado renovação do atleta com o time.

Publicidade

 

https://www.youtube.com/watch?v=n6S1JoCSVNU

Como acha que Timofey Mozgov, Kendrick Perkins, Iman Shumpert, e Smith, apareceram no elenco no meio da temporada? Tudo isso tem dedo de James. Ele é o responsável direto pela formação do Cleveland Cavaliers, desde Love até o último jogador que chegou. Ou alguém acha que Irving, por mais que seja um futuro franchise player, vai atrair tantos jogadores talentosos assim? Ainda não. Simples assim.

Publicidade

Até ele teve o melhor ano da carreira, mesmo com James ao seu lado. Bizarro, não?

Isso sem contar com Mike Miller, James Jones, e Shawn Marion. Todos vieram no mesmo barco. A chance de eles terminarem suas carreiras com mais um título foi o motivo real de estarem ali. Vão produzir eventualmente, até porque são bons. Só não conseguem fazê-lo com frequência porque a capacidade física já foi embora.

Publicidade

LeBron está perdoado pela imensa maioria dos torcedores do Cavs. Um título em Cleveland, vira unanimidade. 

É bom lembrar que do outro lado provavelmente estará um time espetacular, completo, e decisivo. O Golden State Warriors pode colocar água no chopp do Cavs e possui chances reais disso. Mas James deixou claro ao conduzir um time sem dois dos melhores jogadores para uma quinta final de NBA consecutiva que ainda é o melhor jogador desta liga.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários