Houston Rockets
Por Zeca Oliveira
2010-11: 43-39, 9° na conferência Oeste
Playoffs: não disputou
Técnico: Kevin McHale, primeira temporada
GM: Daryl Morey, quatro temporadas, dois playoffs, nenhum título
Destaques: Luis Scola, Kevin Martin e Kyle Lowry
Elenco
3- Goran Dragic, armador
9- Jonny Flynn, armador
7- Kyle Lowry, armador
5- Courtney Lee, ala-armador
12- Kevin Martin, ala-armador
10- Chase Budinger, ala
2- Marcus Morris, ala
1- Terrence Williams, ala
25- Chandler Parsons, ala-pivô
4- Luis Scola, ala-pivô
54- Patrick Patterson, ala-pivô
32- Hasheem Thabeet, pivô
27- Jordan Hill, pivô
30- Samuel Dalembert, pivô
A base do Houston Rockets que deu trabalho ao Los Angeles Lakers na segunda rodada dos playoffs de 2009 terminou de ser desfeita no fim da última temporada com a aposentadoria precoce do chinês Yao Ming. Agora, a franquia ameaça uma reformulação, inclusive mudou de treinador nesta offseason (Rick Adelman por Kevin McHale).
Luis Scola e Kevin Martin continuam sendo as referências e Kyle Lowry terá sua primeira temporada começando como titular. Marcus Morris (draft) e Jonny Flynn (troca com o Minnesota Timberwolves) chegaram nesta offseason e melhoram uma rotação que já era muito sólida.
O perímetro
A equipe tem várias boas opções no perímetro, mas o backcourt titular deve ser intocável nesta temporada. Kyle Lowry e Kevin Martin estão garantidos no quinteto inicial. Já para a ala a briga deve ser boa entre Chase Budinger, Marcus Morris, Terrence Williams e até Courtney Lee, mas provavelmente o primeiro será o titular. Budinger, na última temporada, acabou com média de quase dez pontos em cerca de 22 minutos por partida. Se optar mesmo por ele, o técnico Kevin McHale vai ter que se preocupar com a defesa. Lowry é muito bom nesse quesito, mas Martin e Budinger não possuem características defensivas.
O garrafão
O time perdeu Chuck Hayes e Brad Miller na offseason, e assinou com o agente livre Samuel Dalembert para reforçar a posição de pivô e trazer mais consistência defensiva ao garrafão. Dalembert deverá ser o titular, mas dividirá minutos com o jovem Jordan Hill, que tem potencial para ser um bom defensor.
Já o argentino Luis Scola continuará sendo o titular na posição 4. Ele vem se firmando como um dos melhores da posição na NBA, principalmente na parte ofensiva. Consegue pontuar jogando de costas para a cesta, bem como no pick and pop e ainda reage muito bem à dupla marcação no garrafão. Se McHale quiser ganhar jogos sem precisar bater 25 lances livres por jogo (estou me referindo a você, Kevin Martin), Scola deve virar a primeira opção ofensiva do ataque do time de Houston.
Análise geral
O Houston Rockets não deve conseguir muita coisa nesta temporada. Falhou em conseguir o tão sonhado pivô talentoso (Marc Gasol, Tyson Chandler e Nenê Hilário estavam nessa lista) na offseason e agora aposta suas fichas em Luis Scola e Kevin Martin para chegar aos playoffs. Kyle Lowry é um cara que evoluiu demais na última temporada e deve se valorizar ainda mais em 2011/2012, principalmente se Martin não segurar demais a bola nas mãos e, assim, não quebrar muito o ritmo do ataque.
O time texano tem muitas peças para fazer uma boa rotação (Courtney Lee, Terrence Williams, Patrick Patterson, Marcus Morris e Jordan Hill), mas isso também pode atrapalhar o desempenho desses atletas, já que eles não terão muitos minutos para mostrar seus talentos. Um excelente cenário para o Rockets seria trocar Kevin Martin, que é bom jogador, mas nunca foi de trazer vitórias aos seus times, para começar, de fato, uma reformulação do elenco.
Previsão: 9º lugar na conferência Oeste.