Playoffs da NBA: Golden State Warriors x Los Angeles Lakers

Série vai marcar quinto confronto entre Stephen Curry e LeBron James em pós-temporadas da liga

warriors lakers playoffs nba Fonte: Andrew Bernstein / AFP

Dois dos maiores jogadores da história da liga, Stephen Curry e LeBron James, estão prontos para o seu quinto confronto em pós-temporadas. Mas, agora, muito antes de costumavam encontrar-se. É a primeira vez, afinal, que vão se enfrentar dentro do mata-mata de conferência. Golden State Warriors e Los Angeles Lakers vão disputar uma das semifinais dos playoffs do Oeste na NBA.

Confrontos na temporada

Golden State Warriors 1 x 3 Los Angeles Lakers

18/10: Golden State Warriors 123 x 109 Los Angeles Lakers
11/02: Golden State Warriors 103 x 109 Los Angeles Lakers
24/02: Los Angeles Lakers 124 x 111 Golden State Warriors
05/03: Los Angeles Lakers 113 x 105 Golden State Warriors

Publicidade

 

Datas da série

02/05: Golden State Warriors x Los Angeles Lakers – 23h
04/05: Golden State Warriors x Los Angeles Lakers – 22h
06/05: Los Angeles Lakers x Golden State Warriors – 21h30
08/05: Los Angeles Lakers x Golden State Warriors – 23h
10/05: Golden State Warriors x Los Angeles Lakers – A ser definido*
12/05: Los Angeles Lakers x Golden State Warriors – A ser definido*
14/05: Golden State Warriors x Los Angeles Lakers – A ser definido*

Publicidade

*Se necessário

 

nba playoffs lakers warriors

Elsa / AFP

 

Publicidade

Destaques

Golden State Warriors

Temporada regular
– Stephen Curry: 29,4 pontos, 6,5 rebotes e 6,1 assistências
– Klay Thompson: 21,9 pontos e 4,1 rebotes
– Draymond Green: 8,5 pontos, 7,2 rebotes e 6,8 assistências

Playoffs
– Stephen Curry: 33,7 pontos, 4,9 rebotes e 4,9 assistências
– Klay Thompson: 20,6 pontos e 3,9 rebotes
– Draymond Green: 9,5 pontos, 6,2 rebotes, 8,0 assistências e 2,0 roubos de bola

Publicidade

Los Angeles Lakers

Temporada regular
– LeBron James: 28,9 pontos, 8,3 rebotes e 6,8 assistências
– Anthony Davis: 25,9 pontos, 12,5 rebotes e 2,0 tocos
– D’Angelo Russell: 17,4 pontos e 6,1 assistências

Playoffs
– LeBron James: 22,2 pontos, 11,2 rebotes e 5,2 assistências
– Anthony Davis: 20,8 pontos, 13,7 rebotes e 4,3 tocos
– D’Angelo Russell: 16,7 pontos e 5,8 assistências

Publicidade

 

Temporada

O Warriors e o Lakers possuem, a princípio, trajetórias muito semelhantes ao longo da temporada. São times que fizeram campanhas decepcionantes, mas cresceram no fim do calendário por motivos diversos. Não chegaram como cabeças-de-chave aos playoffs, mas estavam em condição de igualdade contra os seus oponentes da primeira rodada. Não por acaso, venceram e avançaram.

Publicidade

Golden State protagonizou uma das defesas de títulos mais apagadas dos últimos tempos. A sua defesa, por exemplo, foi terrivelmente anêmica durante o torneio. Foi incapaz de vencer fora de casa, mas, acima de tudo, pareceu desinteressado pelos 82 jogos da campanha. Chegou em seu melhor instante da campanha aos playoffs, conquistando 15 vitórias em 23 jogos. Mas isso não é um padrão baixo.

A vitória épica em sete partidas contra o Kings, no entanto, não foi um avanço tão grande em relação ao que vimos antes. A marcação melhorou marginalmente e os resultados foram superiores mais por causa da falta de pontaria de Sacramento ao longo do duelo. O ataque conseguiu correr contra um adversário também rápido, mas os seus 111,6 pontos por 100 posses estão na média dos playoffs.

Publicidade

Derrotar o Kings foi uma façanha e, mais do que isso, a equipe mostrou o senso de urgência na partida mais importante do ano. Curry, ao menos, mostrou com os 50 pontos anotados. Mas, ao mesmo tempo, você pode dizer que não houve a mesma postura no segundo jogo mais importante: a partida anterior.

nba playoffs lakers warriors

Sam Forencich / AFP

Favorito tardio

O Lakers, por sua vez, passou boa parte da temporada fora da zona de classificação até para o play-in. Viveu atrás de Blazers e Thunders da vida, por exemplo. O time agiu no mercado, trouxe seis novos atletas na trade deadline e, assim, salvou a sua temporada. Foram negociações muito boas por jogadores bastante úteis que foram mal trocados por suas antigas equipes.

Publicidade

A partir de março, a equipe fechou a temporada com 14 vitórias em 20 jogos. Teve chances, com isso, até de garantir uma vaga direta nos playoffs. É preciso apontar que muitos desses triunfos foram excessivamente “apertados” contra adversários inferiores, mas vitórias são vitórias. A defesa acertou-se, por mais que o ofensiva ainda tenha problemas de estagnação. E chegamos aqui.

A vitória na primeira rodada dos playoffs não é surpreendente. O Memphis Grizzlies ruiu ao longo da temporada por causa de lesões e conduta interna. A derrocada do time começou com a suspensão de Ja Morant e a lesão de Steven Adams. E, nos playoffs, ainda teve a ausência pontual de Morant e participação lamentável do falastrão Dillon Brooks.

Publicidade

Qualquer vitória nos playoffs e classificação, em síntese, merece respeito. É preciso ser, no entanto, consciente aqui. Os angelinos superaram um time que já desabava enquanto arrastou-se até os playoffs com uma mala de problemas. Os campeões, por sua vez, bateram uma equipe que arremessou bem pior do que na temporada regular. Ambos chegam com méritos, mas ainda são times bem falhos.

 

Leia mais

 

Publicidade

A série

Warriors e Lakers, em primeiro lugar, vão fazer uma série de velocidade. Trata-se, afinal, de dois dos quatro times com o ritmo mais acelerado da temporada regular. Ambos estiveram envolvidos, nos playoffs, nas quatro séries com ritmo acima das 100 posses de bola. Ou seja, são duas equipes que vão correr. Os angelinos, hoje, são uma defesa mais consistente. O ataque de Golden State, por sua vez, é muito mais inspirado.

Existe um fator interessante nessa série, a princípio, em favor da franquia de San Francisco. Vai enfrentar uma defesa que cede um alto volume de arremessos de longa distância. O Lakers cedeu o sexto maior volume de chutes de três da liga, mas, ao mesmo tempo, o segundo menor aproveitamento. Você pode pensar que isso significa uma boa marcação, mas trata-se de uma correlação comum.

Publicidade

Estamos em uma liga em que volume se sobrepõe, muitas vezes, à eficiência. Contra ótimos arremessadores em partidas consecutivas, por isso, o índice de acerto tende a aumentar. Em um ponto solto, eu estou ansioso para ver se Jarred Vanderbilt começa a série já em cima de Curry – assim como contra Morant e Memphis.

O time de Los Angeles é uma defesa particularmente eficiente no garrafão porque possui proteção de aro de excelência liderada por Anthony Davis. No entanto, isso faz menos diferença do que poderia contra uma equipe que não ataca tanto o aro. As tendências não são certezas, mas o ataque do Warriors aproveita a brecha que a (ótima) defesa do Lakers oferece. Muito melhor do que o Grizzlies, certamente.

Publicidade

warriors lakers playoffs nba

Andrew Bernstein / AFP

Garrafão

A ofensiva do Warriors não depende tanto do garrafão, mas a sua vitória contra o Kings passa decisivamente por lá. Kevon Looney, afinal, dominou a tábua e teve uma participação fundamental na série. O desafio vai ser maior diante do Lakers por causa da presença de Davis. Ele não é só uma presença defensiva melhor do que Domantas Sabonis, mas alguém muito mais ativo ofensivamente.

Para uma equipe que não vive na área pintada, certamente, Golden State até tem peças para enfrentar o astro. Não falamos só do pivô, mas também de Draymond Green e até Jonathan Kuminga – que pode ser mais necessário nessa série. Vale, no entanto, ressaltar que isso não impediu que o craque tivesse uma atuação de 39 pontos e outra de 16 rebotes contra os campeões desde fevereiro.

Publicidade

De qualquer forma, é certo que Davis vai ter que defender mais em espaço contra o Warriors. Não é algo que vá comprometê-lo, mas quebra um pouco o que fortalece a defesa do Lakers. Enfraquece, em particular, os rebotes. Apesar que a equipe de Los Angeles tem o melhor reboteiro não pivô da série (com folgas) em LeBron James. Pegou mais de 11 rebotes por jogo, afinal, contra Memphis.

Outro ponto é que Looney, por fim, ajuda a atacar um ponto que não foi bom do Lakers durante a temporada. O time foi o sexto que mais cedeu rebotes ofensivos por jogo na temporada. Isso foi um fator contra o Kings e pode voltar a ser aqui, embora menos provável.

Publicidade

playoffs nba warriors lakers

Adam Pantozzi / AFP

Lances livres

Já um ponto de gritante desequilíbrio em favor do Lakers é os lances livres. Como citado anteriormente, o Warriors não é um time que ataca o garrafão por natureza. O Lakers, por outro lado, possui Davis, LeBron e Austin Reaves forçando contato na linha de frente. É o duelo da equipe que mais cobrou lances livres por partida nessa temporada contra quem menos cobrou.

O número de faltas, mais do que isso, reforçam o cenário de desbalanço. A franquia angelina já era quem menos cometeu faltas em média, enquanto Golden State foi o terceiro que mais cometeu durante a campanha. Ou seja, é a combinação da fome com a vontade de comer. E o contrário do outro lado.

Publicidade

O Warriors, aliás, seguiu essa tendência na pós-temporada. Só o Clippers cometeu mais faltas por partida nos playoffs até agora do que os atuais campeões. Desde março, enquanto isso, ninguém possui uma diferença remotamente próxima entre os lances livres cobrados e cedidos do Lakers. É provável que esse quesito ofereça uma vantagem astronômica em favor de LeBron e companhia. E são pontos fáceis.

 

Palpite Jumper

Golden State Warriors e Los Angeles Lakers inspiram mais confiança pelo status na NBA do que pelo desempenho nos playoffs. Os dois tiveram atuações instáveis, afinal, mesmo em suas classificações. Não acho que exista um claro favorito, a princípio. Então, o Warriors vence em sete jogos.

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários