Cleveland Cavaliers e Orlando Magic vão se enfrentar em duelo de defesas de elite na primeira rodada dos playoffs da NBA. As duas equipes tentam avançar para a segunda rodada em duelo equilibrado que começa no sábado (20). Na campanha regular, duas vitórias para cada lado, provando a paridade entre os times. Aliás, o primeiro confronto entre eles será o jogo de abertura da pós-temporada de 2024.
Confrontos na temporada
Orlando Magic 2 x 2 Cleveland Cavaliers
- 06/12: Magic 111 x 121 Cavaliers
- 11/12: Cavaliers 94 x 104 Magic
- 22/01: Cavaliers 126 x 99 Magic
- 22/02: Magic 116 x 109 Cavaliers
Datas da série
- 20/04: Magic x Cavaliers – 14:00 (ESPN 2)
- 22/04: Magic x Cavaliers – 20:00 (League Pass)
- 25/04: Cavaliers x Magic – 20:00 (League Pass)
- 27/04: Cavaliers x Magic – 14:00 (ESPN 2)
- 30/04: Magic x Cavaliers*
- 03/05: Cavaliers x Magic*
- 05/05: Magic x Cavaliers*
* Se necessário
Destaques
Temporada regular
Orlando Magic (47-35)
- Paolo Banchero: 22.6 pontos, 6.9 rebotes, 5.4 assistências, 45.5% nos chutes gerais
- Franz Wagner: 19.7 pontos, 5.3 rebotes, 3.7 assistências, 1.1 roubo de bola, 48.2% nos chutes gerais
- Jalen Suggs: 12.6 pontos, 3.1 rebotes, 2.7 assistências, 1.4 roubo de bola, 39.7% nas bolas de três
- Cole Anthony: 11.6 pontos, 3.8 rebotes, 2.9 assistências, 33.8% nas bolas de três
Cleveland Cavaliers (48-34)
- Donovan Mitchell: 26.6 pontos, 6.1 assistências, 5.1 rebotes, 1.8 roubo de bola, 36.8% nas bolas de três
- Darius Garland: 18.0 pontos, 6.5 assistências, 2.7 rebotes, 1.3 roubo de bola, 37.1% nas bolas de três
- Jarrett Allen: 16.5 pontos, 10.5 rebotes, 2.7 assistências, 1.1 toco, 63.4% nos chutes gerais
- Evan Mobley: 15.7 pontos, 9.4 rebotes, 3.2 assistências, 1.4 toco, 37.3% nas bolas de três
Na temporada
Difícil tirar grandes conclusões sobre os duelos da temporada regular entre Cleveland e Orlando. Cada um venceu duas vezes, mas ambos os confrontos tiveram um grande número de desfalques. Se forçarmos um pouco, o Cavaliers estava apenas sem Caris LeVert na vitória do dia 6 de dezembro, mas o rival não tinha Wendell Carter Jr, Jonathan Isaac e Markelle Fultz.
Por outro lado, no último duelo, só Fultz ainda era desfalque em Orlando. Enquanto Donovan Mitchell não jogou pelo Cavaliers. Mas é justo dizer que todas as vitórias aqui foram relevante no contexto da tabela, já que todos foram confrontos diretos. Desde que estavam fora do mando de quadra no começo do ano, até a disputa por mando de quadra depois disso, os jogos tiveram algum ar de importância, e o equilíbrio geral diz muito sobre o que podemos esperar da série.
Um ponto importante para destacar sobre o duelo, é que ambos os times tem antídotos para os principais jogadores do rival. Jalen Suggs e Gary Harris são ótima dupla defensiva na tentativa de limitar Donovan Mitchell e Darius Garland. Por outro lado, Paolo Banchero e Franz Wagner também encontram dificuldades quando encaram Evan Mobley e Jarrett Allen nas finalizações no aro.
Leia mais sobre os playoffs!
- Playoffs da NBA 23/24: Los Angeles Lakers x Denver Nuggets
- ESPN define transmissões dos playoffs da NBA com rodada quádrupla no dia de abertura
- LeBron James projeta playoffs contra o Nuggets
Mas na temporada da NBA, é justo dizer que os astros do Cavaliers lidaram melhor com os rivais do que os do Magic, e essa é uma tendência importante para eles nos playoffs. Tanto Mitchell quanto Garland, tiveram mais de 25 pontos e sete assistências de média nos duelos, e com bastante eficiência nos aproveitamentos.
Banchero teve 23 pontos, mas somente 25% de aproveitamento do perímetro. Por outro lado, Franz Wagner teve apenas 15.7% nos chutes de fora e 16 pontos de média.
O que pode favorecer o Magic então? Opções e rotações. As duas vitórias de Orlando vieram sob um ponto central da campanha da equipe: Eles foram uma das rotações mais eficientes e funcionais da liga. É verdade que o banco de reservas diminui de tamanho quando chegamos ao mata-mata, mas é justo dizer que o Magic teve uma constante vantagem sobre Cleveland (que também tem um bom banco) durante os confrontos.
Números de Cavaliers e Magic
Esse não é um duelo de ataques potentes. Pelo contrário aliás, Cleveland teve a 18ª eficiência ofensiva da NBA enquanto Orlando teve a 22ª melhor. No entanto, as defesas são dominantes. O Magic tem a segunda melhor da liga, enquanto o Cavaliers teve a sexta. Aliás, são dois dos times mais lentos da liga em ritmo de jogo. Portanto, é bom esperar uma série mais arrastada e de muita defesa. Para quem gosta, essa é a sua série.
Um fator que pode favorecer Cleveland é o espaçamento mais satisfatório. Não que eles sejam brilhantes no quesito, mas estão entre os 15 melhores aproveitamentos e entre os oito times de maior volume. No outro lado, o Magic tem apenas o 24° aproveitamento da NBA, e são a equipe que menos tem tentativas desse tipo de chute, mas a defesa do Cavaliers é a 21ª que mais cede eficiência no perímetro aos rivais, um termômetro interessante para os playoffs.
Max Strus tem ajudado muito no quesito, além de nomes como Georges Niang no caso de Ohio. Já para o time da Flórida, o banco de reservas tem algumas opções, como por exemplo, Joe Ingles. Além disso, citaria Jonathan Isaac como um fator importante dos dois lados da quadra. Defesa de elite e 37% do perímetro. Resta saber se eles conseguem tirá-lo do banco por mais de 20 minutos por partida.
Os pick-and-rolls com pivôs também são parte importante do duelo. Jarrett Allen vive sua melhor temporada como finalizador ao redor do aro, e diria que Mo Wagner foi destaque em muitos dos melhores jogos do Magic. Os papéis ofensivos de Evan Mobley e Wendell Carter Jr variaram mais, no entanto, é bom dizer que quando jogam bem, as equipes se elevam ao seu melhor nível.
Na história
Essa será a segunda da série da história envolvendo as franquias. Aliás, o único confronto tem um papel super importante na história de ambas. O Magic de Dwight Howard vence o Cavaliers de LeBron James nas finais de conferência de 2009, indo jogar sua segunda final de NBA. Ali, a pressão e os rumores sobre uma saída do camisa 23 começaram a pipocar em Ohio. Ela se confirmaria no ano seguinte, após nova derrota, dessa vez para o Boston Celtics, que aliás é o provável adversário de ambos, caso avancem de fase.
E o momento?
Cavaliers e Magic chegam aos playoffs da NBA, longe de seu melhor momento em 2023/24. Cleveland no fim, conseguiu ficar no mando de quadra, mas esteve algum tempo no segundo posto do Leste. A lesão de Donovan Mitchell no fim da campanha atrasou os planos, mas ele está de volta agora e já afirmou estar 100% para o duelo.
Orlando teve uma forte oscilação na parte final. A equipe foi uma das que se aproveitou da queda do rival para aumentar suas chances pelo mando de quadra do Leste. Entretanto, quatro derrotas nos últimos seis jogos, os impediram de ter a vantagem do mando de quadra nessa série. Ao menos, o triunfo sobre o Milwaukee Bucks na última rodada, garantiu a passagem direta, e pode trazer alguma confiança para o time.
Afinal, quem passa?
Sinto Cleveland com três pequenas vantagens aqui, que compõem um leve favoritismo. O primeiro é o já citado ponto de que suas estrelas lidaram muito melhor com as armas do Magic, do que o contrário. É óbvio que Orlando testará novas coisas, mas a equipe da Flórida vai precisar de uma versão muito forte de Paolo Banchero, e também de Franz Wagner, que não conseguiu jogar bem nos confrontos diretos.
Com times equilibrados, o Cavaliers tem o melhor jogador do confronto, sobretudo em termos ofensivos. Mitchell é comprovado como um jogador de desempenho em pós-temporada, apesar das dificuldades contra o New York Knicks no ano passado. Banchero ainda vai chegar lá, e isso tem haver com o meu terceiro tópico.
O Magic ainda vai passar pelas dores do crescimento, processo pelo qual Cleveland passou na última campanha. O espaçamento não bom, as estrelas precisarão passar por um duelo difícil contra ótimos defensores, e o ritmo de jogo dos playoffs é bem diferente da temporada.
Por outro lado, vejo Orlando com mais chances de alterar ajustes, opções de elenco e com o melhor técnico do confronto por alguma coisa em Jamahl Mosley contra JB Bickerstaff.
Tudo isso, leva a crer em um duelo equilibrado, que tem potencial para sete jogos e de ser um moedor de carne em muitos momentos. O Cavaliers tem mais armas para escapar das armadilhas, e um time que pode ser mais funcional nos playoffs. É o meu palpite.
Palpite: Cavaliers em seis.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA