Ainda não existe qualquer informação concreta de que o Sacramento Kings pretenda negociar o problemático DeMarcus Cousins, mas os interessados na aquisição do pivô já começam a aparecer. De acordo com Marc Stein, da ESPN, Boston Celtics e Detroit Pistons estariam deixando claro nos bastidores que querem adquirir o jogador. Caso ele realmente seja disponibilizado para trocas, é esperado que outras franquias também entrem na disputa por seus serviços.
Internamente, a questão da permanência de Cousins divide o Kings. Os donos da equipe, Joe e Gavin Maloof, têm a aparente palavra final e não estão dispostos a negociar o atleta neste momento. Os mandatários acreditam que trocá-lo agora seria ruim porque, depois da última suspensão que recebeu, seu valor de mercado está em baixa.
O gerente-geral Geoff Petrie, porém, teria opinião diferente. Ele pode estar interessado em trocar o pivô por um pacote de atletas veteranos, que tornem o Kings mais competitivo de imediato e tenham condições de recolocar a equipe na briga por vaga nos playoffs. Sacramento não chega a uma pós-temporada há seis anos e o trabalho do dirigente, obviamente, é colocado em dúvida por torcida e especialistas.
Cousins tem 22 anos e está em sua terceira temporada no basquete profissional. Em 24 jogos disputados na atual campanha, ele acumula médias de 16.5 pontos, 9.5 rebotes e pouco mais de 41% de aproveitamento nos arremessos de quadra.