Richard Hamilton será o 10º atleta a ter sua camisa retirada pelo Detroit Pistons. A equipe anunciou que o uniforme #32 vai ser aposentado em homenagem ao ex-ala-armador em cerimônia a ser realizada no dia 26 de fevereiro do ano que vem, no intervalo da partida contra o Boston Celtics. “Rip”, como era apelidado, foi um dos titulares da campanha do último título da NBA do time, em 2004.
“Foi em Detroit que eu comemorei as maiores conquistas da minha carreira e estou honrado em ser reconhecido pela organização. Estou ansioso em compartilhar essa experiência com os fãs que sempre deram-me apoio e fazer uma última celebração no Palace”, agradeceu o ex-jogador de 38 anos, fazendo referência à mudança de ginásio da franquia a partir da próxima temporada.
Hamilton atuou pelo Pistons por nove temporadas e só em uma delas não terminou como o cestinha do elenco, tornando-se um dos seis atletas da história a anotar 11 mil pontos com a camisa do time. Ele liderou a equipe a seis finais de conferência e duas decisões da NBA no período, com médias de 18.4 pontos, 3.4 rebotes e 3.8 assistências em 631 partidas pela franquia.
“Os números e marcas de Richard falam por si só. Ele foi um de nossos melhores jogadores em todos os anos que esteve aqui, em temporadas regulares e playoffs, culminando com o título de 2004. Richard era simplesmente incansável em quadra e igualmente dedicado aos companheiros e comunidade. Nós estamos empolgados em saudar seu sucesso”, declarou o dono do Pistons, Tom Gores.
Sétima escolha do draft de 1996, Hamilton teve uma carreira de 14 temporadas na NBA antes de anunciar sua aposentadoria em fevereiro de 2015. Ele vai se juntar a Chauncey Billups (#1), Ben Wallace (#3), Joe Dumars (#4), Dennis Rodman (#10), Isiah Thomas (#11), Vinnie Johnson (#15), Bob Lanier (#16), Dave Bing (#21) e Bill Laimbeer (#40) como atletas com camisas aposentadas pelo Pistons.