Pausa para o All-Star Game é marcada por recordes de Victor Wembanyama

Marcas do calouro ressaltam grande começo de carreira nos Estados Unidos

All-Star Victor Wembanyama Fonte: Vaughn Ridley / AFP

A pausa para o All-Star Game marca o início da reta final da temporada regular da NBA e até agora, Victor Wembanyama faz jus às expectativas antes de sua estreia na liga. Primeira escolha do Draft de 2023 está quebrando recordes impressionantes. Ainda assim, não tem sido suficiente para levar o San Antonio Spurs a muitas vitórias.

O francês fez história nesta semana ao registrar um triplo-duplo com tocos. Foram dez durante a vitória do Spurs sobre o Toronto Raptors na última segunda-feira (12). Wembanyama se tornou, por exemplo, o primeiro calouro da história da NBA a registrar triplos-duplos com assistências e tocos.

Após a partida, o jovem ressaltou que, apesar da marca ter sido muito legal, seu foco estava nos resultados.

Publicidade

“É óbvio que fico feliz em ter feito um jogo tão bom. Acho que, com o nível de talento que a NBA tem, é muito difícil ter desempenhos como esse. Mas também é um pouco sobre isso. Você acorda se sentindo bem, e isso se reflete na quadra. Porém, acima de mim está a equipe. Então, meu foco era a vitória. Estatísticas e recordes vêm depois. Eu quase tive um quádruplo-duplo hoje com meus erros de ataque. Então, preciso continuar melhorando”, afirmou.

Outro recorde do dia foram as cinco assistências que distribuiu no confronto além dos 27 pontos, 14 rebotes e dez tocos. Ele se tornou apenas o quarto calouro de todos os tempos a fazer um jogo com esses números e e ainda distribuir cinco assistências. Se igualando, portnto, a Kareem Abdul-Jabbar pelo Milwaukee Bucks, Hakeem Olajuwon e Ralph Sampson pelo Houston Rockets, e David Robinson pelo mesmo Spurs.

Publicidade

Leia mais sobre o Spurs!

Falando em assistências e tocos, ele é o primeiro jogador a somar mais de 150 em cada um dos quesitos como calouro em um único ano. O problema é que, no total, Gasol fez 153 tocos e 152 assistências em 82 jogos de 2001/02 pelo Memphis Grizzlies. Wembanyama tem 156 tocos e 157 assistências em 48 jogos.

É bom lembrar que, no momento, ele é o primeiro novato de todos os tempos a liderar a NBA em tocos totais (156) e na média por jogo (3.2). O camisa 1 também está no ritmo de ser apenas o sétimo jogador da história a ter médias de pelo menos 20 pontos (20.5), dez rebotes (10) e três tocos (3.2) em uma única campanha. Os outros são Kareem Abdul-Jabbar, David Robinson, Hakeem Olajuwon, Patrick Ewing, Shaquille O’Neal e Bob Lanier. Mas o francês é único que fez isso no seu primeiro ano na liga.

Publicidade

Apesar disso, San Antonio ainda tem a pior campanha da Conferência Oeste e está acima apenas de Detroit Pistons e Washington Wizards na classificação geral da NBA. Questionado sobre a precocidade de seus números e a vontade de vencer, o francês foi sincero nessa sexta-feira (16).

“O que me disseram a vida inteira foi para que não pulasse etapas. Então, sigo apreciando a jornada. Eu espero subir as escadas correndo, é claro, e estar vencendo em breve. Mas é um processo. No momento, sou apenas um estudante nessa liga. Porém, sei que as expectativas aumentam na medida em que o tempo passa. Por hora, sigo focado em evoluir tanto como jogador quanto com o nosso time. Não há razão para fazer nada diferente agora”, afirmou.

Publicidade

Derrota no Rising Stars

Victor Wembanyama participou de seu primeiro evento no All-Star Game na sexta-feira (16), jogando o Rising Stars. O mini torneio, disputado entre calouros, segundanistas e estrelas da G League, teve o francês como a primeira escolha do Draft, indo para o time de Pau Gasol.

Entretanto, a equipe foi surpreendida pelo time de estrelas da liga de desenvolvimento. Ele foi o cestinha de seu time, marcando 11 pontos e sete rebotes. Além disso, distribuiu dois tocos. Porém, cometeu cinco erros de ataque em uma partida sem o apelo competitivo pelo momento festivo.

Publicidade

Ainda assim, poucos poderiam imaginar que eles poderiam ser derrotados. Afinal, o time de Gasol contava também com nomes como, por exemplo, Brandon Miller do Charlotte Hornets, Jaime Jaquez Jr. do Miami Heat e Brandin Podziemski do Golden State Warriors. Entretanto, foram surpreendidos pelo brilho de Mac McClung e Alondes Williams.

“Eu gostaria de vencer o jogo, é claro”, afirmou o pivô. “Eu detesto perder, e por mais que seja um jogo de festa, ainda fico com esse sentimento ruim. Mas, no fim, é muito legal poder jogar com tantos grandes atletas aqui. Gostei muito. Espero estar também no grande jogo de domingo no ano que vem.”

Publicidade

A participação de Victor Wembanyama no All-Star Game ainda não acabou. Ele vai participar do desafio de habilidades na noite desse sábado, no time das primeiras escolhas do Draft em anos recentes, ao lado de Anthony Edwards do Minnesota Timberwolves e Paolo Banchero do Orlando Magic.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários