Paul Pierce acredita que os EUA ainda tem os melhores jogadores de basquete do Mundo. Nem mesmo a decepcionante eliminação da seleção americana na semifinal da Copa do Mundo foi capaz de mudar a opinião do ex-jogador. Ainda assim, ele entende que os estrangeiros conquistaram seu espaço. A declaração foi dada durante o podcast KG Certified, com Kevin Garnett.
“Os EUA ainda tem os melhores jogadores no geral”, afirmou Paul Pierce. “Eles apenas têm jogadores melhores que agora podem estar no topo. O que eles não tinham antes. Quando é que dissemos que: ‘tudo bem, esse cara deste país é o melhor jogador?'”, seguiu.
Durante o debate, Pierce e Garnett relembraram jogadores europeus de destaque, como Arvydas Sabonis e Drazen Petrovic. Nenhum deles, entretanto, se tornou o rosto da NBA. “Por tanto tempo o melhor jogador foi Magic, Michael, Shaq, Kobe e LeBron”, afirmou.
Ambos, no entanto, entendem que os europeus têm ganhado destaque entre os grandes. Mesmo que ainda em minoria. Dois deles, inclusive, são considerados os rostos atuais da NBA.
“Os nossos jogadores jovens nem estão na lista. Ja Morant não está. Zion também não. Estou falando dos rostos da liga, aqueles que as crianças querem parecer. Esse são Giannis Antetokounmpo e Nikola Jokic”, disse Garnett.
“Os melhores jogadores da liga não são americanos. Isso é um fato”, completou.
Ainda assim, ambos cravam que a maioria dos grandes craques do basquete seguem sendo dos Estados Unidos.
Leia mais!
Seleção dos EUA volta a liderar ranking da FIBA apesar de eliminação
Segundo analista, LeBron James tem motivação extra para voltar ao time dos EUA
Site lista os 100 melhores jogadores da NBA em 2023/24
Seleção americana
E, de fato, os Estados Unidos contam com bem mais opções do que outras seleções. No entanto, no último mundial, os grandes astros não estiveram dispostos a defender o seu país. Restaram, então, para Steve Kerr, nomes menos interessantes, como Anthony Edwards e Mikal Bridges.
Para as Olimpíadas de 2024, no entanto, os melhores jogadores da NBA ligaram um alerta. LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e outros craques pretendem retornar à seleção norte-americana. E, com isso, a expectativa é recuperar o prestígio.
Com 12 lugares disponíveis, a principal preocupação fica com o garrafão. Foi, inclusive, o ponto fraco no mundial. Diferente do passado, não existem grandes pivôs como antigamente, como Patrick Ewing e David Robinson, do. Então, uma das ideias seria “importar” o que mais lembra um: Joel Embiid.
Embora Embiid, camaronês de nascimento, esteja com a cidadania francesa em mãos, existe a chance de o atual MVP jogar pela seleção dos EUA. Mas caso não seja possível, Anthony Davis, colega de James no Los Angeles Lakers, assumiria o papel.
Na armação, Stephen Curry e Chris Paul, ambos do Golden State Warriors, planejam participar. Enquanto isso, Kevin Durant estaria disposto a participar de mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Ao lado de Damian Lillard, ele venceu em 2020 (2021) em Tóquio. De acordo com o jornalista Shams Charania, do site The Athletic, Jayson Tatum, Devin Booker, De’Aaron Fox, Kyrie Irving e Lillard também gostariam de entrar no elenco.
Com tantas opções de peso, será, portanto, a oportunidade de Paul Pierce comprovar sua fala. Ou, talvez, de outros países provarem que eles se equivocou.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA