Pau Gasol relembra Kobe Bryant em discurso no Hall da Fama: “Ele mudou minha vida”

Em discurso emocionante, espanhol agradeceu a Kobe Bryant, família e ressaltou a importância de sua geração para o basquete europeu

Pau Gasol Kobe Bryant Fonte: Mike Lawrie / AFP

O espanhol Pau Gasol foi mais um dos coroados na cerimônia do Hall da Fama do Basquete do último sábado (12) e agradeceu a Kobe Bryant. Ambos fizeram uma das mais marcantes parcerias da NBA no fim dos anos 2000 e começo dos anos 2010, incluindo um bicampeonato da liga, em 2009 e 2010. Gasol esteve ao lado de outros grandes nomes recentes, também eleitos ao prêmio máximo esporte, como por exemplo, Dirk Nowitzki, Dwyane Wade e Tony Parker.

Antes de subir ao palco, Gasol cumprimentou a esposa do falecido ícone da NBA, Vanessa Bryant.

“Ele mudou a minha vida e a minha carreira. Ele moldou meu jogo como ninguém, acima de tudo, foi uma honra ter sido seu companheiro. Para mim, ele é quem personifica o sentido de líder, enfim, ele é Kobe”.

Publicidade

Depois, o ídolo do Los Angeles Lakers olhou para cima e reverenciou seu antigo colega.

“Eu não estaria aqui se não fosse por você. Eu queria tanto que você e nossa querida Gigi (filha de Bryant, que também morreu no acidente em Calabasas, em 2020) estivessem aqui”, finalizou.

Publicidade

Pau Gasol sempre fez questão de enaltecer e mencionar Kobe Bryant em suas premiações e conquistas, mesmo antes da morte de Kobe. Sua camisa 16 está aposentada pela franquia e o seu banner está pendurado ao lado do número 24. Na cerimônia de aposentadoria da camiseta, ele também falou sobre Bryant.

Leia mais!

“Eu não posso deixar de falar da pessoa e do rosto que não vejo mais. O irmão que me elevou, que me inspirou e desafiou a ser um jogador melhor. Enfim, para ser um homem melhor como um todo. Sinto muita falta dele, como muitos de nós. Eu te amo, Kobe. Gostaria que estivesse aqui com a Gigi. Mas eu acho que ele está muito orgulhoso. Ele estava ansioso para esse momento. Eu te amo, irmão”, disse o ex-jogador, na ocasião.

Publicidade

Juntos, Gasol e Bryant conquistaram os títulos da NBA em 2009 e 2010. O espanhol, aliás, defendeu o Lakers entre 2008 e 2014. No entanto, ele chegou à liga em 2001 e atuou pelo Memphis Grizzlies até 2008. Além disso, Gasol jogou pelo Chicago Bulls (2014 a 2016), San Antonio Spurs (2016 a 2019) e Milwaukee Bucks (2019).

Discurso emocionante

Após ser apresentado pelo ex-jogador da NBA, Toni Kukoc, Gasol iniciou seu discurso.

“Que noite, que momento. Eu mal posso acreditar que estou aqui, que sou um membro do Hall da Fama. É uma honra muito grande. Se você tivesse me dito quando criança que eu conheceria Toni Kukoc, eu já não ia acreditar. E ele está aqui me apresentando nesse momento tão especial. Ele foi um modelo, uma inspiração”, disse.

Publicidade

O ídolo do Lakers e do Memphis Grizzlies também mencionou o ídolo, Kareem Abdul-Jabbar, que estaria na cerimônia como um dos “padrinhos” dele. No entanto, não pode ir por conta de um problema de saúde.

“Quero agradecer ao meu amigo e modelo Kareem. Ele não pode vir porque não está muito bem, mas espero que se recupere prontamente”, explicou.

“Este ano foi muito especial, foi avassalador. São experiências que ficam para sempre com você, nem nos meus melhores sonhos. Eu podia imaginar que teria a camisa aposentada no Lakers ou estar aqui agora. Mas eu sonhava em jogar com os melhores do mundo e sabia que a NBA podia me proporcionar isso. Sempre quis fazer o meu melhor e, então, desfrutar. E acho que quando você recebe esse tipo de homenagem é porque fez um bom trabalho”, afirmou.

Publicidade

Família e amigos do basquete europeu

O ex-jogador ressaltou que nada foi mais importante que o apoio de sua família.

“Ninguém contribuiu mais do que eles, mas sou grato por todos. Meus pais sempre me inspiraram, assim como meus irmãos. Marc teve uma carreira tão incrível quanto a minha, um parceiro de vida. Mas nós fomos trocados um pelo outro, lembra? Mas também com Adrian, o único de nós que possui um mestrado”, agradeceu Gasol.

Publicidade

“No basquete, preciso agradecer a alguns de meus ídolos. Fernando Martin, Drazen Petrovic, Dino Radja. Desde que eu era um garoto que só queria se divertir. Fui inspirado por esses caras. Depois que vi os Jogos Olímpicos de Barcelona, tudo mudou na minha vida. O Dream Team (seleção dos EUA campeã olímpica em 1992) mudou as coisas para mim. Eu passei a acreditar e a sonhar em jogar com os melhores”, afirmou o espanhol.

“Defender o meu país sempre foi uma honra muito grande. É um privilégio entrar no Hall da Fama ao lado de outros jogadores europeus que marcaram época por aqui. As raízes são importantes, então isso sempre me ajudou. Eu cresci na Espanha, o que me fez apreciar muitas coisas. Sou muito grato ao meu país”, ressaltou.

Publicidade

Além das homenagens ao contemporâneo, Kobe Bryant, Pau Gasol também falou sobre os outros homenageados da noite, especialmente os europeus Dirk Nowitzki e Tony Parker.

“Esse esporte cresceu muito desde que começamos a jogar. Então, acho que todos nós devemos estar orgulhosos de levar o basquete internacional a um nível mais alto. É extraordinário compartilhar esse momento com eles”, finalizou o membro do Hall da Fama.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários