Pau Gasol teve a camisa 16 aposentada pelo Los Angeles Lakers nessa terça-feira (7). A cerimônia ocorreu após a partida em que o time angelino bateu o Memphis Grizzlies por 112 a 103.
Em seu discurso de agradecimento, o ex-jogador espanhol não conteve a emoção. Afinal, Gasol se lembrou do amigo Kobe Bryant, morto em 2020 em um acidente de helicóptero, e foi às lágrimas. Aliás, o banner com o número 16 está ao lado do 24 eternizado por Kobe.
“Eu não posso deixar de falar da pessoa e do rosto que não vejo mais. O irmão que me elevou, que me inspirou e desafiou a ser um jogador melhor. Enfim, para ser um homem melhor como um todo. Sinto muita falta dele, como muitos de nós. Eu te amo, Kobe. Gostaria que estivesse aqui com a Gigi [também morta no acidente]. Mas eu acho que ele está muito orgulhoso. Ele estava ansioso para esse momento. Eu te amo, irmão”, disse o ex-ala-pivô.
Juntos, Gasol e Bryant conquistaram os títulos da NBA em 2009 e 2010. O espanhol, aliás, defendeu o Lakers entre 2008 e 2014. No entanto, ele chegou à liga em 2001 e atuou pelo Grizzlies até 2008. Além disso, Gasol jogou pelo Chicago Bulls (2014-16), San Antonio Spurs (2016-19) e Milwaukee Bucks (2019).
A esposa de Kobe, Vanessa Bryant, esteve presente à cerimônia. Além dela, o ex-companheiro de Gasol no Bulls, Jimmy Butler, marcou presença na Crypto.com Arena. Ele pegou um voo de Miami até Los Angeles apenas para prestigiar o amigo.
“Qual é o nome desse cara? Pau? Estou aqui por causa do Pau, obviamente! Parabéns ao meu irmão! Eu te amo, cara! Muito merecido! Aliás, ele vai ser Hall da Fama em breve. Obrigado por hoje”, afirmou Butler.
Leia Mais!
- LeBron James evita cirurgia, mas deve voltar ao Lakers em três semanas
- Lenda do Lakers dispara críticas contra JJ Redick: “Não faz ideia do que fala”
- LeBron James tem lesão no pé e desfalca Lakers por tempo indeterminado
Vale dizer ainda que alguns companheiros de Gasol no Lakers bicampeão, como Derek Fisher, Lamar Odom e Ron Artest, o lendário técnico Phil Jackson, e o irmão Marc Gasol também prestigiaram a homenagem.
Com a camisa do Lakers, Gasol obteve números expressivos e, agora, teve a grandeza reconhecida pela franquia. Isso porque somou médias de 17,7 pontos, 9,9 rebotes e 3,5 assistências. Além disso, o espanhol foi fundamental no bicampeonato do Lakers, já que era a segunda estrela do time. Assim, suas médias naqueles playoffs foram de 18,9 pontos, 11 rebotes, três assistências, dois tocos e um aproveitamento de 56% nos arremessos de quadra.
O ídolo espanhol tem, no currículo, seis participações no All-Star Game, quatro escolhas para os times ideais da liga e o prêmio de melhor novato (2002). Já pela seleção espanhola, Gasol participou de cinco Olimpíadas e conquistou três medalhas (prata em 2008 e 2012, e bronze em 2016). Além disso, foi campeão mundial em 2006 e eleito MVP da competição. Por fim, ele conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze no EuroBasket.
Portanto, Pau Gasol se tornou o 12º atleta a ter a camisa aposentada pelo Lakers. Além disso, ele é o 16º jogador não nascido nos Estados Unidos a ser eternizado por uma equipe da NBA.
Camisas aposentadas pelo Lakers
- Kobe Bryant: 8 e 24
- Wilt Chamberlain: 13
- Pau Gasol: 16
- Elgin Baylor: 22
- Gail Goodrich: 25
- Magic Johnson: 32
- Kareem Abdul-Jabbar: 33
- Shaquille O’Neal: 34
- James Worthy: 42
- Jerry West: 44
- Jamaal Wilkes: 52
- George Mikan: 99
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA