Liderado pela dupla Zion Williamson e Brandon Ingram, o New Orleans Pelicans é um dos invictos neste início de temporada da NBA. A equipe conquistou duas vitórias contra times que foram aos playoffs em 2022/23. Na abertura, o Pelicans passou pelo Memphis Grizzlies, fora de casa. Já no último sábado (28), a vítima foi o New York Knicks, em New Orleans.
O fato comum nos dois jogos foi o ótimo desempenho dos astros do time. Desse modo, Williamson e Ingram ganharam elogios do técnico Willie Green, que considera a dupla a melhor da NBA. Ou seja, o treinador está empolgado neste começo de campanha. No entanto, Green reconhece que há muito trabalho pela frente. Afinal foram apenas duas partidas.
“Vou continuar dizendo isso: é a melhor dupla da NBA. A mídia não fala o suficiente sobre eles. Zion e Brandon têm que ser dominantes todas as noites. É o que penso sobre esses dois caras. Quem eles são como pessoas. Quem eles são como jogadores de basquete. Mas, é claro, ainda temos muito trabalho a fazer. Enfim, continuaremos montando tudo isso”, afirmou Green, no vestiário do time, após a vitória sobre o Grizzlies.
O ala-pivô tem médias de 23,5 pontos e seis rebotes. Além disso, Zion converteu quse 62% dos arremessos de quadra. Foram 21 cestas em 34 tentativas. Portanto, em boa forma física, o atleta de 23 anos começou 2023/24 em ponto de bala.
“Brandon e eu temos a mesma coisa em mente. Acho que vencer cura tudo. Acho que ele pensa o mesmo. Só queremos vencer. “Nos últimos anos, estivemos em boas condições apenas em certos períodos”, disse o ala-pivô.
Leia mais sobre o Pelicans!
- Zion Williamson volta ao Pelicans e impressiona com enterradas
- Zion Williamson revela pressão de jogadores do Pelicans para defender
- New Orleans Pelicans mantém elenco e tem saúde como última esperança na NBA
Zion Williamson sabe que ele e Brandon Ingram devem continuar vencendo para que sejam levados a sério como uma das melhores duplas da NBA. Mas, neste momento, o jovem astro está grato pela confiança de seu treinador. Além disso, ele espera retribuir toda a fé de Green.
“Para o seu treinador não apenas nos dizer isso, mas dizer isso ao mundo, isso é confiança. Como jogador, isso faz você se sentir bem. Afinal, o treinador está na mesma sintonia que você. Enfim, acjo que a melhor maneira de retribuir é seguir trabalhando”, afirmou Zion.
Ingram, por sua vez, tem médias de 22,5 pontos, sete rebotes e 4,5 assistências. Assim, o ala de 26 anos deixou para trás a participação apagada na Copa do Mundo de basquete. Assim como na temporada anterior, ele chama a atenção pela capacidade de criação para os companheiros.
O Pelicans, aliás, tem a segunda melhor eficiência defensiva, com 94,3 pontos sofridos por 100 posses de bola. Até o momento, só fica atrás do Minnesota Timberwolves. A defesa de New Orleans terá um ótimo teste nesta segunda-feira (30). Afinal, a equipe recebe o Golden State Warriors, de Stephen Curry e companhia.
Durabilidade
O talento da dupla Zion Williamson e Brandon Ingram é inegável, e os astros do Pelicans são destaques na NBA quando estão saudáveis. Esse é o problema. A falta de disponibilidade para os jogos talvez seja o fator que limita o potencial do time. Ambos, afinal, perderam 90 jogos combinados em 2022/23.
Ingram, por exemplo, participou de 45 partidas na última campanha. Foi a menor marca de sua carreira. Uma das razões foi uma contusão no dedão do pé esquerdo, que o tirou das quadras por 29 jogos consecutivos. De acordo com Christian Clark, do portal Nola.com, a situação fez com que a diretoria tivesse uma “significante frustração”.
Mas, a situação de Williamson é ainda pior. O ala-pivô de 22 anos, escolhido na primeira pick do Draft de 2019, está há quatro anos na NBA. No entanto, só jogou 116 partidas de temporada regular nesse período. No total, ele desfalcou o Pelicans em 202 compromissos, contando fase regular, playoffs e play-in.
Isso se agrava ainda mais quando olhamos apenas para os últimos dois anos. Jogou míseros 29 de 175 confrontos. Ou seja, pouco mais de 16% dos embates do período.
Portanto, a chave para o sucesso do Pelicans na NBA parece ser a saúde de Zion Williamson e Brandon Ingram. A dupla atua junto desde 2019. Nesse ínterim, a equipe foi aos playoffs apenas em 2022. Na ocasião, caiu para o Phoenix Suns na primeira rodada.
Mudança de postura
A forma física de Williamson é tema constante em toda offseason da NBA. Este ano não foi diferente. Mas, desta vez, o jogador está mais magro. O vice-presidente da franquia, David Griffin, falou sobre o tema. Ele exaltou o trabalho que o ala-pivô fez durante as férias. Afinal, Zion é criticado, acima de tudo, pelo seu peso que, supostamente, contribui para que sofra muitas lesões.
“Zion Williamson levou a offseason muito a sério aqui no New Orleans Pelicans, em 2023. O trabalho de condicionamento que ele fez durante esse período foi fantástico. É a primeira vez que o vi levar o processo tão a sério. Nesse sentido, é claro. Ele levou a profissão a sério neste ano, e afinal, isso é muito positivo. Ele investiu 100% em si mesmo”, explicou Griffin.
No Media Day deste ano, Zion falou em mudanças de hábitos para ficar mais saudável. Entre outras coisas, revelou que o seu objetivo é vencer. Além disso, ele prometeu ser imparável nesta temporada.
“É óbvio que eu precisava trabalhar algumas coisas para o meu bem, para ficar mais saudável e tudo mais. No entanto, o grande foco é ser a minha melhor versão, imparável. Quero vencer com meus irmãos neste ano. Estou focado para ajudar ao máximo. Enfim, vamos transformar esta franquia”, comentou o ala-pivô.
Na offseason de 2022, Zion acertou uma extensão contratual máxima de cinco temporadas com a franquia. Ademais, o ala-pivô vai receber US$193 milhões em salários. Além disso, o valor pode chegar a US$231 milhões, caso ele seja eleito para o time ideal da NBA, MVP ou melhor defensor da liga. Portanto, agora, Williamson espera retribuir a confiança do Pelicans.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA