Atual campeão da NBA, o Golden State Warriors começou a nova temporada sem diminuir o ritmo e venceu suas primeiras 11 partidas na competição. O time já ameaça a marca de maior número de vitórias seguidas na abertura de uma campanha (16) e inspira comparações com o histórico Chicago Bulls de 1995-96, que detém o recorde de 72 triunfos em uma temporada. Mas será que a equipe de Oakland é melhor do que o esquadrão liderado por Michael Jordan?
Ron Harper, integrante do time campeão da NBA em 1996, foi questionado por um fã sobre a dificuldade para conquistar aquele título por meio de sua conta no twitter e acabou opinando sobre a polêmica atual. “Recordes são feitos para serem quebrados, mas varreríamos esse Warriors. Nossa marca de 72 vitórias subiria para umas 78 nas atuais regras e enfrentando os jogadores de hoje em dia”, cravou, sem medir palavras.
A princípio, as comparações entre os dois times tiveram início com um ousado comentário do ala-armador Klay Thompson. O titular afirmou que uma das metas do Warriors na temporada deveria ser alcançar a marca histórica do Bulls, pois o elenco possuía qualidade para tal. No entanto, dias depois, o jogador recuou um pouco e disse que esperava chegar a 70 triunfos – que, de qualquer forma, seria a segunda melhor campanha da história da liga.
Para efeito de comparação, vale ressaltar que o começo de temporada do Warriors neste ano já é melhor do que o do Bulls de 1995-96. O time de Jordan e Harper perdeu uma de suas 11 partidas inaugurais e derrotava seus adversários por média de 10.4 pontos, enquanto o atual líder da NBA passou o período invicto e supera os oponentes por diferença média de 16.2 pontos por duelo.
Além de Jordan e Harper, o Bulls de 1996 tinha Scottie Pippen, Dennis Rodman e Luc Longley como titulares. Phil Jackson ainda contava com Toni Kukoc e Steve Kerr – treinador afastado do atual Warriors – como principais reservas. Jordan ganhou o prêmio de MVP da temporada, Jackson foi eleito técnico do ano e Kukoc levou o troféu de melhor reserva da liga. A franquia conquistou o título vencendo 15 de 18 jogos nos playoffs – as derrotas aconteceram contra o New York Knicks (1, semifinal do Leste) e o Utah Jazz (2, finais).