Opção de troca leva Lauri Markkanen ao Grizzlies

Ala finlandês vem fazendo a sua melhor temporada na NBA até aqui

troca lauri markkanen grizzlies Fonte: Reprodução / X

O ala Lauri Markkanen vem fazendo uma de suas melhores temporadas na NBA, mas alguns rumores de troca apontam que o finlandês poderia parar no Memphis Grizzlies. Apesar de brilhar no Utah Jazz, o time não parte abertamente para uma reformulação enquanto ele estiver por lá. Então, criamos uma ideia de negócio envolvendo três equipes.

Continua após a publicidade

E, claro, se uma troca envolve Lauri Markkanen, é preciso olhar para todos os lados. Afinal, o mercado da NBA está sempre mudando. Enquanto alguns times tinham a certeza que brigariam pelos primeiros lugares, outros fazem justamente o oposto. E um deles é o Orlando Magic, que tinha tudo para estar na luta pelo topo do Leste e vem falhando.

Afinal, com oito vitórias em 15 jogos, um décimo lugar, ainda que no momento, é pouco para o que o time poderia chegar.

E é fato que o Magic fez uma troca na offseason da NBA com o Grizzlies, quando abriu mão de quatro escolhas de primeira rodada para ter Desmond Bane. Então, por si só, esperava-se uma evolução. Ela não veio e existe o temor de que o time ainda esteja longe de competir pelo topo.

Continua após a publicidade

Daí, veio a ideia da troca de Lauri Markkanen para o Grizzlies, mas levando Ja Morant para o Magic. O negócio não é tão fácil, mas é possível dentro de cerca de um mês.

Como funcionaria a troca de Lauri Markkanen?

Bem, aí é mais uma questão de mercado e de deixar o time mais jovem para aumentar suas chances de pegar um grande calouro no próximo Draft. Por enquanto, Utah não vai arrumar nada com o ala por lá. Então, uma troca tripla pode ajudar todas as equipes envolvidas.

Continua após a publicidade

Grizzlies recebe

Lauri Markkanen (via Jazz)
Tyus Jones (via Magic)
Escolha de primeira rodada de 2032 (via Magic)

Jazz recebe

Jalen Suggs (via Magic)
John Konchar (via Grizzlies)
Escolha de primeira rodada de 2026 (via Magic)
Escolha de primeira rodada de 2027 (via Grizzlies)

Magic recebe

Ja Morant (via Grizzlies)

Continua após a publicidade

Leia mais

Vamos entender algumas coisas aqui para a troca acontecer. Além disso, mostrar o que acontece aqui.

Ja Morant

Hoje, seu valor de troca despencou. Vamos ser sinceros, né? Aquele Ja Morant não é mais o mesmo e ele vem piorando o seu arremesso, além de se machucar com mais frequência. O cenário do Grizzlies é ruim hoje, mas pode ser ainda pior se não negociar o armador.

Continua após a publicidade

Isso porque Morant virou um problema dentro do vestiário. Como se não bastasse estar produzindo números ruins, ele vem causando intriga com o técnico Tuomas Iisalo. Em 12 jogos até aqui, o armador possui médias de 17.9 pontos, 7.6 assistências, 3.8 erros de ataque e acertou só 16.7% nos arremessos de três.

Claro que ele não é bom defensor e jamais foi um ótimo arremessador de três, mas a linguagem corporal e os números mostram que ele está muito insatisfeito ali. Algo precisa acontecer.

Então, só falta ele pedir troca no Grizzlies para deixar o pacote completo.

Continua após a publicidade

Lauri Markkanen

Sim, hoje, por alguma distância, Lauri Markkanen é o grande nome para uma eventual troca para o Grizzlies ou seja lá para onde for. Memphis parece ser um time interessante para ele virar uma boa segunda ou terceira opção de ataque, pois o jovem Cedric Coward vem jogando o bastante para assumir mais protagonismo.

O Jazz sabe que Markkanen está perdendo tempo por lá, então uma troca resolveria tudo isso. Assim, o time teria uma chance de pensar em seu futuro sem se importar muito com o que acontece na atual campanha.

Continua após a publicidade

Em 2025/26, ele faz 30.6 pontos, 6.2 rebotes e acerta 38.9% de três.

No Grizzlies, Lauri Markkanen pode ajudar o time a voltar a lutar por vitórias. Até aqui, são só quatro em 15 jogos e um terrível 12° lugar no Oeste.

Jalen Suggs

Para quem não acompanha o Orlando Magic, aqui vai uma informação: Jalen Suggs é um dos melhores defensores de perímetro da NBA. No entanto, ele não é exatamente um armador. É muito mais um ala-armador com boa qualidade no passe. Então, aos 24 anos (contra os 28 de Lauri Markkanen), ele pode ser um encaixe perfeito para um Keyonte George em franca evolução.

Continua após a publicidade

E para o lugar de Markkanen, o Jazz já conta com Kyle Filipowski, um ala-pivô/pivô que sabe ajudar no espaçamento em quadra. Além disso, o time de Salt Lake City tem o novato Ace Bailey para jogar na ala.

Sabendo que Walker Kessler está fora da temporada e o Jazz pode aproveitar a troca de Lauri Markkanen com um Grizzlies da vida, dá para organizar bem o time para o futuro. E sabe o que mais?

O Draft de 2026 é um dos melhores dos últimos tempos. A pick do Jazz está com o Oklahoma City Thunder, mas com proteção top oito. Ou seja, não tem o menor sentido sair da zona de proteção.

Continua após a publicidade

Troca faz sentido para todo mundo?

Claro que depende de quem vê. O torcedor do Grizzlies vai achar que é um insulto, pois acha Ja Morant um astro. No entanto, se esquece do fato de que o armador vem tendo anos terríveis por lá.

E se perder Morant, o que vai ganhar com Tyus Jones?

Bem, aí é só lembrar que, com Jones, o Grizzlies teve 38 vitórias e 22 derrotas (63.3%) quando ele foi titular, números similares aos de Morant no período em que jogaram juntos.

Continua após a publicidade

Não estamos dizendo que Jones é um jogador melhor que Morant em momento algum e sua temporada vem sendo um desastre. Mas o fato é que ele já jogou por lá e que pode voltar aos seus melhores dias no time de Memphis.

Konchar, por outro lado, está na troca de Lauri Markkanen só para bater salários, ter um contrato bom para o Jazz aqui e seu vínculo acabar em 2026/27.

Por fim, o Magic recebe um armador de talento, mas com necessidade extrema de se reinventar em outro lugar. E com caras como Paolo Banchero e Franz Wagner, o time de Orlando tende a subir no Leste.

Continua após a publicidade

Como ficariam os times titulares

Grizzlies: Tyus Jones (Scotty Pippen), Cedric Coward, Jaylen Wells, Lauri Markkanen e Jaren Jackson Jr. No banco, Kentavious Caldwell-Pope, Pippen ou Jones, Santi Aldama, Brandon Clarke, Zach Edey.

Jazz: Keyonte George, Jalen Suggs, Ace Bailey, Kyle Filipowski e Walker Kessler (só em 2026/27. Jusuf Nurkic em 2025/26). No banco, Isaiah Collier, Walter Clayton, Brice Sensabaugh, Svi Mykhailiuk, Taylor Hendricks, Kyle Anderson.

Magic: Ja Morant, Desmond Bane, Franz Wagner, Paolo Banchero e Wendell Carter. No banco, Anthony Black, Tristan da Silva, Jett Howard, Jonathan Isaac, Goga Bitadze.

Continua após a publicidade

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários