O pivô do Boston Celtics, Neemias Queta teve ótima atuação pela seleção de Portugal na estreia do EuroBasket, nesta quarta-feira (27). Ele foi o grande destaque na vitória sobre a Tchéquia por 62 a 50. Isso porque, anotou um duplo-duplo de 23 pontos e 18 rebotes. Além disso, teve quatro tocos em mais de 30 minutos em quadra.
Com os 18 rebotes no primeiro jogo de Portugal, o pivô do Boston Celtics, Neemias Queta, atingiu a sétima melhor marca do quesito na história do EuroBasket. Sua atuação foi, de fato histórica. Além da marca em rebotes, também ajudou sua seleção a venceu o primeiro jogo no torneio em 18 anos. Do mesmo modo, se tornou o primeiro jogador a fazer ao menos 20 pontos e 15 rebotes na competição europeia desde 1995.
No duelo contra a Tchéquia pelo EuroBasket, o português ainda teve uma assistência, dois roubos de bola e anotou a bola de três pontos que tentou. Enquanto isso, converteu dez das 14 tentativas em bolas de dois pontos, sendo dominante ao longo dos 33 minutos em quadra, com apenas quatro turnovers.
Vale lembrar que Queta deve ser o pivô titular do Celtics na próxima temporada da NBA. Afinal, a franquia não contará mais com Al Horford e Kristaps Porzingis. Os outros dois nomes da posição deixaram a equipe.
Leia mais!
- Guia do EuroBasket 2025: confira as seleções e onde assistir
- Payton Pritchard: “Celtics não vai tirar temporada de folga”
- Novo dono do Celtics dá sinais de tank na NBA
O veterano não renovou contrato e está na mira do Golden State Warriors. Portanto, deve atuar ao lado de Stephen Curry em 2025/26. Por outro lado, o letão foi envolvido em troca para o Atlanta Hawks no início da agência livre.
Como resultado, Queta deve ganhar espaço no quinteto inicial do Celtics na campanha que está por vir. A franquia passa por um momento de renovação. Com uma das folhas salariais mais altas da NBA, Boston optou por enxugar as finanças e se preparar para 2026/27. O ponto de partida para isso foi a grave lesão de Jayson Tatum. Principal astro do time, ele não deve disputar a próxima temporada.
Aos 26 anos, Neemias Queta chegou ao Celtics em 2023/24. Antes, defendeu o Sacramento Kings por dois anos ao ser selecionado pelo time da Califórnia na 39ª posição do Draft de 2021. No entanto, não teve espaço na equipe. Isso porque disputou apenas 20 jogos em duas temporadas com média de 7.5 minutos por noite.
No Celtics, por sua vez, o pivô ganhou mais minutos e mais chances. Na primeira campanha em Boston, atuou por mais de 11 minutos em média, com 28 partidas disputadas. Mas, foi em 2024/25, que conseguiu ainda mais presença na rotação. Queta participou de 62 jogos, sendo seis como titular. Como resultado, teve quase 14 minutos por noite e 5.0 pontos e 3.8 rebotes.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA