O controverso ex-jogador Nick Young gerou polêmica ao elogiar o título do Boston Celtics na temporada 2023/24 da NBA. Em meio a muitas discussões sobre uma liga cada vez mais internacional, o ala, que foi campeão pelo Golden State Warriors em 2017/18, falou sobre uma conquista que vai além da tradicional franquia. Afinal, os principais nomes do time, Jayson Tatum e Jaylen Brown, são estadunidenses.
Em participação no podcast de Gilbert Arenas, Young falou sobre como está cansado de todo o papo de uma NBA que tem muitos de seus melhores atletas sendo jogadores não americanos. De acordo com ele, a vitória celta reforça a ideia de que os Estados Unidos ainda são dominantes.
“Eu gostei muito e acho que isso precisa ser dito. Estamos aqui gritando e comemorando pela América, meus amigos. Não foi só Boston necessariamente. Foi a América em si. Jayson Tatum e Jaylen Brown ganharam esse campeonato para os EUA”, polemizou.
Segundo Nick Young, o título do Boston Celtics só prova que ainda estamos falando de uma liga dos EUA, e não de uma competição internacional. Ele citou Luka Doncic, que foi derrotado nas finais com o Dallas Mavericks em cinco jogos.
“Eu estou cansado dessas pessoas que só sabem falar sobre esses estrangeiros. Caras, essa é a NBA, a liga de basquete dos EUA, acima de tudo. Tatum e Brown foram lá e chutaram a bunda de Luka Doncic. Então, é sobre isso que estou falando. Foi uma vitória muito além dos times, é do país em si”, concluiu.
Leia mais sobre o Celtics!
- O 18º título do Boston Celtics na NBA
- Extensão de contrato de Derrick White com Celtics deve ser ainda mais cara
- Draymond Green descarta dinastia do Celtics na NBA
Young não é o primeiro a entrar na polêmica. O próprio Arenas afirmou uma vez que o grande motivo do jogo atual não ter defesa é a tentativa da liga de encaixar melhor os europeus na NBA.
“A NBA eliminou o jogo físico há alguns anos. E sabe por quê? Para se abrir à Europa. O que é a globalização do jogo, acima de tudo. Quando eles chegaram à liga, não se adaptaram tão bem logo de cara. Eles não conseguiam jogar de forma física como nós. Então, não foi fácil para que eles atuassem no mesmo nível que faziam lá. Então, a NBA mesmo tratou de facilitar as coisas”, afirmou.
Para o ex-jogador, então, os atletas europeus teriam um papel limitado na liga, caso as regras da época em que jogava não tivessem sido suavizadas.
“Eles suavizaram as regras de defesa. Atualmente, os jogadores não podem fazer muito mais do que o que estamos vendo. Portanto, é difícil. Tudo para que os europeus pudessem entrar e ter um grande papel na liga”, disparou.
Ele também foi contra a vitória de Nikola Jokic pelo prêmio de MVP da temporada 2023/24. Aliás, o prêmio de melhor jogador de cada campanha tem sido dominado por jogadores europeus. Isso porque são seis vitórias seguidas, com três prêmios para Jokic, dois para Giannis Antetokounmpo e um para Joel Embiid. O último vencedor nascido nos EUA foi James Harden, em 2018.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA