Não é mais uma questão de “se”, mas “quando”. O ala Jonathan Kuminga vai deixar o Golden State Warriors em troca em algum momento entre os dias 15 de janeiro e 5 de fevereiro (data da trade deadline da NBA). Sem clima no time de San Francisco, o jogador perdeu espaço no quinteto titular e, desde então, até espaço na rotação. Agora, a equipe tenta encontrar o melhor cenário.
Jonathan Kuminga passou quase toda a agência livre rejeitando as ofertas do time para uma extensão. Ele era restrito, então o Warriors tinha o direito de igualar qualquer proposta por ele. O problema é: não chegou nenhuma concreta.
O jogador exigiu da franquia opção em seu contrato, mas ao ver que não teria saída, aceitou que fosse do próprio Warriors no segundo ano de vínculo. Como resultado, a equipe poderia dispensar o ala ao fim de 2025/26. Mas não é o que vai acontecer.
De acordo com Brett Siegel, do site Clutch Points, o time da Califórnia quer uma troca assim que ele for liberado pela NBA. Ou seja, a partir do dia 15 de janeiro, quando outros jogadores que assinaram na agência livre estarão aptos por um negócio.
Em outubro, o jornalista Jake Fischer, do site Bleacher Report, disse que três times da NBA teriam interesse em troca por Jonathan Kuminga: Chicago Bulls, Phoenix Suns e Sacramento Kings.
Leia mais
- Confira os técnicos com maiores salários da NBA em 2025/26
- Boletim de rumores e trocas da NBA (08/12/2025)
- Em busca de pivô, Pacers avalia troca por Daniel Gafford
Como o Bulls está em queda após vencer seus cinco primeiros jogos na atual campanha da liga, é provável que alguma troca aconteça por lá até fevereiro. E Kuminga, por ser jovem, poderia chegar para jogar ao lado de outros jogadores de idade similar, como Josh Giddey e Matas Buzelis. O pivô Nikola Vucevic, que interessava ao Warriors há alguns anos, volta a ser opção.
Já o Suns, depende muito de como o time vai lidar com a campanha nas próximas quatro a oito semanas. Isso porque a equipe surpreende e está em boas condições na zona de play-in com 14 vitórias em 25 jogos. Então, uma troca pode fazer com que a franquia do Arizona perca peças importantes para uma reconstrução que já acontece.
Por fim, o Kings é o time que vem aparecendo em todas as conversas de troca por Jonathan Kuminga há algum tempo. A equipe de Sacramento tentou vários negócios com o Warriors, mas em vão. Afinal, Golden State não queria um pacote em que Malik Monk fosse o principal ativo.
Existem ainda outras opções, como o Milwaukee Bucks, mas por Myles Turner. Vai depender de como o Bucks vai reagir após o retorno de Giannis Antetokounmpo. Aliás, se ele voltar a vestir a camisa do time.
Sem espaço, Kuminga sequer saiu do banco na vitória sobre o Chicago Bulls no dia 7. Até aqui, ele faz médias de 12.4 pontos, 6.3 rebotes e acertou 32.0% em 17 jogos pelo Warriors em 2025/26.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

