A liga encerrou uma investigação de quatro meses e, por fim, chegou a uma conclusão óbvia: equipes “queimaram largada” para contratar na offseason passada. A NBA puniu o Chicago Bulls e Miami Heat com a retirada da próxima escolha de segunda rodada de draft a que tiverem direito. A sanção foi aplicada por causa de irregularidades notadas nas negociações de trocas para aquisição de Lonzo Ball e Kyle Lowry.
As franquias adiantaram-se ao prazo determinado pela liga e já tiveram conversas para adquirir os armadores antes da reabertura do mercado. Essa “pressa” teria sido, então, fundamental como vantagem competitiva sobre os outros interessados nos dois atletas. A punição foi percebida como branda em um primeiro momento, mas a NBA utilizou a cooperação nas investigações para justificar as penas pouco significativas.
O resultado da investigação e punição via draft foi produto de entrevistas exploratórias não somente com executivos de Heat e Bulls, mas também do Toronto Raptors e New Orleans Pelicans. Essas duas equipes foram as outras partes envolvidas nas transações de sign-and-trade de Lowry e Ball, respectivamente. A suspeita começou, antes de tudo, por conta da rapidez para o anúncio de complexos acordos.
Respostas diversas
As duas franquias já se manifestaram sobre o término da investigação, embora tenham dado respostas muito diferentes. A direção de Chicago declarou estar muito agradecida pelo fim do processo e, a partir de agora, ansiosa pelo resto da temporada. Enquanto isso, Miami disse ter aceitado a decisão da liga, apesar de não concordar ou admitir ter feito qualquer tipo de negociação irregular.
Heat e Bulls, aliás, não são os únicos times a ficarem sem escolhas de segunda rodada no próximo draft por causa de punição da NBA. O Milwaukee Bucks perdeu uma seleção também por caso semelhante na offseason retrasada, quando teria fechado uma sign-and-trade por Bogdan Bogdanovic antes da abertura do mercado. Além da perda de escolhas, os times também poderiam receber multa de até US$10 milhões.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER