A NBA já projeta uma data para lançar a nova liga de basquete na Europa. De acordo com o dirigente-geral da competição, George Aivazoglou, a ideia é iniciar o torneio a partir do outubro de 2027. Para isso, porém, pode ser que seja feita uma “abertura facial” com menos times do que o planejado.
Nas conversas iniciais, o comissário da NBA projetava 16 novos times, com 12 permanentes. Existem, inclusive, países que a liga já considera sondar para ter franquias. São elas: Reino Unido; França; Espanha; Itália; Alemanha; Grécia e Turquia.
Por enquanto, não houve nenhum acordo com qualquer cidade ou clube. No entanto, a NBA pode buscar equipes grandes da Europa, como Real Madrid, Barcelona, Galatasaray e Fenerbahçe. Outro ponto de entrada dos times pode ser através das ligas nacionais e da Basketball Champions League, uma vez que a liga deve ter parceria com a FIBA.
“Esse elemento de classificação por campeonatos domésticos é uma parte empolgante do plano. Isso porque, sabemos que as ligas nacionais hoje não são como foram há 20 ou 30 anos”, disse Aivazoglou.
Leia mais!
- NBA: Desmond Bane e Magic decepcionam em 2025/26
- Jogadores estrangeiros dominam Corrida para MVP da NBA
- Boletim de rumores e trocas da NBA (01/11/2025)
Com a data da nova liga na Europa já encaminhada, a NBA pretende avançar em breve com as conversas com cidades e franquias. Um dos passos, aliás, já até foi dado, com jogos em Berlim e Londres em janeiro. Então, é provável que notícias sobre a nova competição sejam dadas no período.
Além disso, ao longo de julho, o comissário da NBA realizou viagens pela Europa. Em Londres, por exemplo, Adam Silver se encontrou com o embaixador dos EUA no Reino Unido, além de empresas, grupo de investimentos e membros de alguns clubes.
“Estamos bem avançados na nossa abordagem e no engajamento com o mercado”, seguiu o dirigente da NBA Europa. “Estamos tendo discussões sérias com investidores”.
Por fim, outro ponto que a liga na Europa pode trazer é um torneio entre times europeus e da NBA. Nos últimos anos, a discussão de qual basquete é mais forte tem se intensificado. Portanto, a competição pode servir para dar uma resposta a essa questão.
“Logo após o lançamento da liga, é bem provável que uma das coisas que faremos é anunciar este novo torneio”, finalizou o dirigente da NBA.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

