Em quase duas décadas no comando do Miami Heat, Erik Spoelstra já se tornou um dos maiores técnicos da história da NBA. Nessa quarta-feira (26), o treinador bicampeão da liga alcançou uma marca importante. Com o triunfo sobre o Milwaukee Bucks (106 a 103), ele chegou a 800 vitórias na carreira.
O detalhe é que Erik Spoelstra é o 17º técnico na história da NBA a conseguir esse feito. Além disso, se tornou apenas o terceiro a conquistá-la por uma única equipe. Assim, ele se junta aos lendários Gregg Popovich (San Antonio Spurs) e Jerry Sloan (Utah Jazz).
Ao final da partida, o técnico foi surpreendido no vestiário do Heat. Afinal, recebeu um banho de garrafas de água vindas de todos os lados. Ou seja, os jogadores estavam comemorando a marca de Spoelstra. O treinador, então, se mostrou surpreso com a situação, já que não fazia ideia do motivo da festa.
“Fiquei muito confuso. Eu estava pensando que talvez tivéssemos nos classificado para a próxima fase da Copa da NBA. Mas olhei em volta e ninguém mais estava molhado. Então pensei: ‘espera, o que está acontecendo aqui? A ficha não tinha caído porque eu não sabia. Aí me falaram da marca. É apropriado que seja na véspera do Dia de Ação de Graças”.
“Sinto uma gratidão incrível por esta franquia e por todos esses anos. Estou me divertindo muito. Amo o que faço. Amo treinar, esta profissão. Sou grato por trabalhar no Heat, com esses jogadores e funcionários incríveis. São tantos que perdi a conta ao longo dos anos”, afirmou o treinador de 55 anos.
Leia mais
- Erik Spoelstra: “Calendário da NBA é um problema sem solução”
- Reed Sheppard ofusca Stephen Curry e Rockets bate Warriors
- Andrew Wiggins seria alvo de troca para o Lakers
A conquista de Erik Spoelstra da NBA acontece três semanas depois que o técnico do Heat passou por uma tragédia pessoal. Afinal, ele perdeu sua casa em um incêndio devastador, em Miami. Mas por sorte, a residência estava vazia quando o fogo começou. Os filhos dele estavam com a mãe naquela noite, enquanto Spoelstra voltava de Denver, onde o Heat havia enfrentado o Nuggets.
O armador Tyler Herro, que foi o cestinha do jogo, com 29 pontos, exaltou a marca de Spoelstra. Além disso, ele comemorou por fazer parte de uma grande franquia da NBA.
“É um feito enorme. Estou tentando me lembrar quantos anos eu tinha quando o Spo ganhou o seu primeiro jogo. Agora, ele já tem 800. É inacreditável. Enfim, é ótimo fazer parte de uma grande franquia, que, historicamente, está entre as melhores da NBA”, disse Herro.
Com o sexto triunfo seguido, o Heat se mantém no terceiro lugar do Leste. Até o momento são 13 vitórias em 19 jogos. Assim, a equipe só está atrás de Detroit Pistons (15-3) e Toronto Raptors (14-5).
Erik Spoelstra no Heat
Erik Spoelstra está no Heat desde 1995. No começo, ele trabalhou como coordenador de vídeo. Após dois anos no cargo, foi promovido a assistente (técnico e de scout).
A ascensão de Spoelstra no Heat chegou ao ponto máximo em 2008, quando se tornou o técnico da equipe. Na época, ele era apenas um jovem (37 anos) com a primeira chance à frente de um time da NBA. E a missão dele era inglória. Afinal, substituiu o lendário Pat Riley, que se tornou presidente da franquia.
Mas ao longo de 18 temporadas, Spoelstra entrou na lista dos 15 melhores técnicos da história da liga. Foi bicampeão (2012 e 2013) e vice quatro vezes. Além dos títulos, o treinador ganhou moral porque levou elencos limitados a boas campanhas. Ou seja, Miami sempre foi bem treinado por Spoelstra. O retrospecto dele é de 800 vitórias em 1.378 jogos (58% de aproveitamento).
Mas até hoje, ele ainda não ganhou o prêmio de técnico do ano. Algo que pode finalmente ocorrer em 2025/26. Afinal, o Heat é uma das surpresas e faz uma ótima campanha.
Há um mês, Spoelstra foi nomeado técnico da seleção dos EUA. Assim, ele vai comandar a equipe estadunidense na Copa do Mundo no Catar (2027) e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (2028).
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

