O Phoenix Suns é uma das surpresas da temporada da NBA, e um dos responsáveis pela boa campanha é Collin Gillespie. Até o momento, o time do Arizona é o sétimo do Oeste, com 14 vitórias em 24 jogos. Além disso, a equipe avançou à fase de mata-mata da Copa NBA. Ou seja, algo que era improvável devido às mudanças da franquia na offseason.
Após o fracasso em 2024/25, o Suns fez uma pequena reformulação em torno de Devin Booker. Assim, os astros Kevin Durant e Bradley Beal deixaram o time. Por outro lado vieram Jalen Green, Dillon Brooks, Jordan Goodwin e Mark Williams. E a franquia apostou em um técnico estreante, Jordan Ott, para comandar esse elenco de “operários”. Até o momento, o resultado está além do esperado.
Nessa segunda-feira (8), o Suns bateu o Minnesota Timberwolves, fora de casa, por 108 a 105. Consistente nos dois lados da quadra, Collin Gillespie foi protagonista no triunfo. Afinal, o armador de 26 anos fez 12 dos seus 19 pontos no último período. Ou seja, liderou o time na ausência de Booker.
Portanto, com o destaque no Suns, Collin Gillespie vive a sua melhor fase na NBA. Esnobado no Draft de 2022, o armador mostrou resiliência para conquistar seu espaço na liga. Após dois contratos two-way com o Denver Nuggets, o camisa 12 chegou ao Suns na última campanha, ainda sem um vínculo padrão. Mas ele agradou tanto que a franquia lhe ofereceu um contrato garantido de US$2,3 milhões para 2025/26.
Leia mais!
- NBA: Warriors fecha contrato com jogador
- Suns frustra noite de Anthony Edwards e bate Timberwolves
- Boletim de rumores e trocas da NBA (08/12/2025)
Em quadra, Gillespie está aproveitando a chance. Nos últimos dez jogos do Suns, o armador teve médias de 18,7 pontos e 4,5 assistências. Além disso, acertou 48,9% dos arremessos e 47,1% das bolas de três pontos. Na maioria das vezes vindo do banco de reservas.
Assim, ele já se coloca na briga pelo prêmio de melhor reserva da NBA. Ou até mesmo pelo MIP (jogador que mais evoluiu). Em 24 jogos, Gillespie faz 13,6 pontos e 4,8 assistências, além de 44% nos arremessos e quase 43% nas bolas de três. E o tempo de quadra dele quase dobrou: de 14 para 27 minutos. Ou seja, o armador é peça importante na rotação do Suns.
Após a vitória sobre o Timberwolves, Gillespie ganhou elogios do técnico e dos companheiros. De acordo com Ott, o armador tem a total confiança da equipe. O treinador enfatizou que o camisa 12 tem personalidade e talento para brilhar no clutch time. Já o ala Royce O’Neale
“Da última vez que ele jogou contra o Minnesota, ele já tinha ido muito bem. Queremos a bola nas mãos dele, especialmente nos momentos finais. Isso mostra a confiança que seus companheiros também têm nele. Enfim, Collin continua a estabelecer novos padrões para si mesmo”, disse Ott.
“Collin é único. No começo, ele quase não falava. Agora, ele fala bastante. Mas dá para ver o trabalho que ele faz todo dia. Ele traz uma energia incrível. É o tipo de cara que você quer no seu time, para dar confiança. E a gente passa muita confiança para ele, principalmente no final dos jogos. Aí ele faz cestas decisivas e joga bem na defesa”, afirmou O’Neale.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

