NBA: Clippers atrapalha próprio Draft e ajuda Thunder

Franquia de Los Angeles apostou alto em trocas no passado e o preço será cobrado a partir de 2026

nba draft clippers thunder Fonte: Reprodução / X

O Los Angeles Clippers vive um momento difícil na NBA com uma campanha de seis vitórias, 19 derrotas e um futuro comprometido no Draft que pode ainda ajudar o rival do Oeste, Oklahoma City Thunder. A franquia, aliás, não manda em suas escolhas de primeira rodada nos próximos recrutamentos até 2029. Então, o Jumper Brasil relembro as decisões ruins e traçou a situação do time da Califórnia para os próximos anos.

Continua após a publicidade

A troca de Paul George

Tudo começa no verão de 2019, quando o time decide arriscar tudo para unir Kawhi Leonard e Paul George. Mas, o preço foi alto desde o início. Para fechar o acordo na NBA, o Clippers mandou ao Thunder um pacote pesado: Shai Gilgeous-Alexander, Danilo Gallinari, escolhas de primeira rodada de 2022, 2024 e 2026 sem proteção, além do direito de troca no Draft em anos alternados.

Na época, então, a decisão parecia normal, o custo esperado por duas estrelas rumo ao título. No entanto, seis anos depois, o quadro mudou por completo, pois a aposta virou risco extremo. Enquanto o Thunder montou uma base forte e jovem, o Clippers ficou travado, sem escolhas de Draft e sem margem de erro, fazendo dessa troca o início de um caminho sem volta na NBA.

Continua após a publicidade

A cereja do bolo é a escolha de primeira rodada de 2026 do Draft da NBA, que o Clippers deve ao Thunder sem proteção, como parte do acordo por Paul George. O Thunder venceu o título, tem campanha incrível e, assim, já controla a pick de um rival em queda livre. Com sorte, os atuais campeões podem até sair com a escolha número um do Draft.

Leia mais

Quando parece que a troca de Paul George não pode gerar mais dano, surge outro ponto. Na verdade, o Thunder ainda tem direito de troca no Draft de 2027, usando a escolha do Clippers ou a do Nuggets. Isso ocorre porque, na troca de James Harden, o Thunder ajudou o acordo ao mandar uma pick ao 76ers. Assim, se o Clippers for mal de novo, Oklahoma pode inverter a ordem e ganhar mais um jovem talento.

Continua após a publicidade

A troca de James Harden

Em 2023, o Clippers foi ao limite ao buscar James Harden. Assim, chegaram a Los Angeles: Harden, PJ Tucker e Filip Petrusev. Em troca, o 76ers recebeu veteranos e escolhas de segunda rodada. Além disso, teve algo crucial no acordo: a escolha de primeira rodada de 2028 do Clippers, sem proteção, além de outra primeira rodada de 2026 vinda do Thunder.

A troca por Harden também garantiu ao 76ers os direitos de inverter a escolha de primeira rodada de 2029, o que amplia ainda mais o valor do acordo, desde que a posição não seja top 3 do Draft. Ou seja, se a escolha do Clippers cair entre as três primeiras, no entanto, ela permanece na Califórnia.

Continua após a publicidade

Resumo do estrago:

2026: escolha de primeira rodada desprotegida para o Thunder
2027: direito de troca de primeira rodada em favor do Thunder
2028: escolha de primeira rodada desprotegida para o 76ers
2029: direito de troca de primeira rodada em favor do 76ers (protegida top 3)

Hora da reconstrução

Aqui, seria o momento em que uma franquia aceitaria a hora de refazer o elenco. Mas, como fazer isso sem suas próprias picks? Se seguir perdendo ou brigando só por play-in com Kawhi, Harden e um grupo de veteranos, o time apenas ajudam Thunder e 76ers. No individual, há talento e valor. Por outro lado, no todo, o time está entre os piores da liga.

Continua após a publicidade

A única saída real, então, é tocar uma reconstrução de fato, sem meio-termo. Harden, mesmo aos 36 anos, ainda entrega produção e pode render picks futuras. Kawhi, aos 34, segue em alto nível e talvez esta seja a última chance de tirar várias escolhas e um jovem de elite em uma troca.

Há ainda Ivica Zubac, que vive seu melhor momento na NBA e desperta interesse, e John Collins, que pode ajudar um time que briga no topo. O foco não é “tankar” no sentido clássico, mas sim juntar escolhas externas, sobretudo em 2026 e 2027, para suprir aquelas que o Clippers já não controla.

Continua após a publicidade

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários