O lendário armador do Los Angeles Clippers, Chris Paul, anunciou a aposentadoria da NBA e do basquete neste sábado (22). A informação também foi divulgada por Shams Charania, da ESPN, pouco depois. O veterano de 40 anos, então, completará essa temporada na franquia da Califórnia e deixará as após 2025/26.
O camisa 3, que disputou a partida contra o Charlotte Hornets, neste sábado, nasceu na Carolina do Norte. Em sua cidade natal pela única vez na temporada, Paul fez uma publicação nas redes sociais que confirmou o que já era esperado.
“Que viagem incrível. Ainda faltam muitas coisas nessa temporada. Mas minha gratidão é imensa enquanto essa última se desenrola”, explicou o armador.
Após o duelo que ocorreu nessa tarde, o histórico jogador não se pronunciou e nem deu entrevistas. Ele marcou três pontos na partida, mas distribuiu oito assistências que geraram mais 23 pontos. Paul passou 23 minutos em quadra no triunfo sobre Charlotte.
Antes de 2025/26 começar, Chris Paul chegou a anunciar que estava deixando a NBA após o fim da temporada com a aposentadoria. Em entrevista para a jornalista Jemele Hill, o veterano falou sobre as dificuldades e a distância da família como principais fatores para o fim da carreira.
Leia mais!
- Sem Chris Paul, site elege melhores armadores na NBA
- James Harden “volta no tempo” e lidera Clippers sobre Hornets
- Boletim de rumores e trocas da NBA (17/11/2025)
Porém, ele deixou um ar de mistério sobre isso algum tempo depois. Em conversa com Malika Andrews, da ESPN, ele não confirmou o fim da carreira.
“Não sei (se será a última temporada). Acho que, ao longo deste ano, em algum momento, vou acabar descobrindo por mim mesmo. Acho que, mais do que tudo, vou querer aproveitar essa temporada. Então, não considero como algo garantido. Eu queria voltar para minha família e ter essa oportunidade em Los Angeles não era algo certo antes”, respondeu.
A campanha de 2025/26 tem sido mais difícil para o veterano e também para o Clippers como um todo. Com dez partidas disputadas, o camisa 3 tem médias de 2.5 pontos, 3.3 assistências, 1.8 rebote e um roubo de bola em pouco mais de 13 minutos por partida.
Portanto, o acumulo de jogadores veteranos no elenco de Los Angeles fez com que o armador até ficasse de fora da rotação em alguns jogos. Mas com a lesão de Bradley Beal, que está fora da temporada, Paul deve ganhar mais espaço. Aliás, os 23 minutos disputados nos últimos dois jogos, foram as maiores marcas de minutos do jogador na campanha.
Carreira lendária
A temporada derradeira de Chris Paul é sua 21ª na NBA. Quarta escolha do recrutamento de 2005, o armador já disputou 1.354 jogos na liga. Suas médias são 17 pontos, 9.2 assistências e dois roubos de bola.
Até 2011, ele defendeu o New Orleans Pelicans. Depois foram mais seis anos no Los Angeles Clippers. Então, de 2017 para cá, o veterano passou por cinco equipes: Houston Rockets, Oklahoma City Thunder, Phoenix Suns, Golden State Warriors e San Antonio Spurs.
O lendário camisa 3 ainda busca seu primeiro título na carreira. Ele passou perto disso na final da NBA de 2021 com Phoenix, e em seus melhores anos em Houston, Los Angeles e New Orleans, mas nunca conseguiu o anel.
Por outro lado, ele é um dos armadores mais premiados da história da liga. Afinal, foi eleito All-NBA em 11 ocasiões. Além disso, foi 12 vezes All-Star e também venceu o prêmio de MVP do jogo festivo. O veterano também já esteve nos quintetos All-Defense em nove oportunidades e foi Calouro do Ano. Por fim, ele liderou a liga em assistências em cinco vezes e foi o líder de roubos de bola em seis anos.
Chris Paul é um dos atletas que compõem a lista dos 75 maiores jogadores da história da liga.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

