NBA avalia suspensão de Joel Embiid por chute em Nic Claxton

Árbitros do terceiro jogo da série entre Sixers e Nets foram criticados por não expulsarem astro

joel embiid nic claxton Fonte: David Dow / AFP

Depois de Draymond Green, a liga pode suspender o favorito ao prêmio de MVP da temporada de uma partida dos playoffs. A NBA avalia a agressão do pivô Joel Embiid contra Nic Claxton durante o terceiro jogo da série entre Brooklyn Nets e Philadelphia 76ers. O astro do Sixers desferiu um chute no adversário e, por isso, recebeu só uma falta flagrante nível um. Como resultado, não foi expulso.

“Eu estou nessa liga há quase 30 anos e acho que nunca vi algo assim antes. Um jogador chutou outro intencionalmente em uma área sensível, mas deixaram que ele seguisse em quadra. Certamente, nunca vi algo assim em minha carreira. Foi intencional e, mesmo assim, o cara jogou até o final. É revoltante”, desabafou o técnico do Nets, Jacque Vaughn, após a derrota por 102 a 97.

Publicidade

O polêmico lance ocorreu logo nos primeiros minutos do movimentado confronto. Claxton completou uma ponte aérea e tentou passar por Embiid, que estava no chão, ao voltar para a defesa. O camaronês não gostou da situação e, por isso, soltou um chute na virilha do adversário. A situação gerou uma confusão em quadra, mas os árbitros julgaram que a expulsão seria exagero.

“Acho que Joel deveria ter sido expulso, mas, vocês sabem, é o provável MVP da liga. Talvez, devesse ter feito mais ‘cena’ em quadra. Poderia ter batido no chão, simular uma lesão, por exemplo. Mas temos que seguir em frente e competir no melhor nível possível. O meu trabalho, afinal, não é ser o juiz do jogo”, resumiu Claxton, que, ironicamente, seria expulso antes do fim do jogo.

Publicidade

Leia mais

Sob controle

Joel Embiid, como esperado, viu a situação de forma diferente de Nic Claxton. E muito suspeita também. Para começar, o pivô do Sixers recusou-se a discutir o lance porque não lembrava do que aconteceu. Defendeu, por isso, a decisão dos árbitros em não o expulsar. Mas foi além: ele considerou que teve uma postura bastante sóbria em quadra diante das provocações do Nets.

“Eu não sei o que dizer, pois realmente não lembro do lance. O plano dos caras era irritar-me para que fosse expulso, mas sou maduro demais para cair nessa. O que sei é que ganhamos mais um jogo e vamos seguir em frente. Só penso, então, em assistir aos vídeos para avaliarmos o que podemos fazer melhor. Estou feliz com a vitória”, desconversou o veterano, que anotou 14 pontos e dez rebotes.

Publicidade

Embiid, além da polêmica, teve uma atuação apagada em relação ao que costuma fazer. Foram cinco cestas em 13 arremessos de quadra tentados ao longo de 38 minutos de ação. Por fim, cometeu cinco desperdícios de bola. Ele admitiu que a atuação esteve abaixo do que esperava, mas culpou fatores externos para isso. Enfrentou, afinal, o que descreveu como um cenário desleal.

“Dava para ver o que queriam fazer comigo. Tentaram tirar-me do sério a partida inteira, mas sei que sou valioso demais para isso. Eles batiam em minhas costas, joelho e nada foi revisado. Mas tudo bem. Precisei de foco, antes de tudo. Após a primeira falta técnica, eu tinha que manter-me centrado porque a equipe precisa muito de mim. Tenho responsabilidade”, cravou o jogador camaronês.

Publicidade

Divergências

A decisão da arbitragem, liderada pelo sempre contestado Tony Brothers, causou muitas divergências. E, além disso, foi o início de um trabalho muito conturbado. James Harden, por exemplo, foi expulso por uma jogada muito menos grave do que o colega. O juiz apontou que o ponto de contato do chute, no fim das contas, definiu a punição mais leve para Embiid.

Publicidade

“O contato feito por Joel, a princípio, foi julgado desnecessário. Baseado no ponto em que o contato aconteceu, no entanto, avaliamos que não excedeu os limites para uma falta flagrante dois. O posicionamento do contato, na perna, definiu a infração como desnecessário, mas não excessivo”, justificou Brothers.

Charles Barkley, no entanto, não concordou com a explicação. O ex-jogador acha que Joel Embiid deveria ter sido ejetado pela agressão em Nic Claxton. “Ele deveria ter recebido uma flagrante dois e, assim, ser expulso. E, sinceramente, foi pior do que Draymond outro dia. Esse cara simplesmente tentou chutar um adversário nas partes íntimas”, sentenciou o integrante do Hall da Fama.

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários