Multicampeão no Warriors, Andre Iguodala se aposenta da NBA

Especulada aposentadoria do veterano enfim se concretizou

Warriors Andre Iguodala NBA Fonte: Sarah Stier / AFP

Após um certo mistério durante a offseason, agora é oficial: Andre Iguodala, ídolo do Golden State Warriors, se aposentou da NBA. O ala, quatro vezes campeão e MVP das finais de 2015 pela franquia, era o jogador mais velho em atividade na liga durante a campanha de 2022/23. O astro atribuiu a aposentadoria às muitas lesões que sofreu nos últimos anos.

O anúncio veio através do jornal The New York Post. Além disso, Iguodala confirmou, em seu podcast, Point Forward, que estava deixando as quadras. Ele apresenta o programa ao lado de outro ex-jogador, Evan Turner. Alguns rumores já apontavam para o anúncio antes da notícia que, por fim, se confirmou nessa sexta-feira (20).

“O último ano foi, com certeza, fundamental para a minha decisão. Eu já estava pronto para isso, mas ainda relutava em talvez continuar. Porém, o meu corpo precisava ter uma pausa desse ambiente super competitivo. Então, seria muito difícil continuar na NBA. Eu iria precisar de algumas coisas para isso, e continuo precisando, mesmo depois de parar. Um novo punho, dois novos joelhos. Além disso, um novo quadril também seria bom”, brincou o veterano.

Publicidade

“Depois de um tempo, todo o julgamento também se torna difícil”, desabafou. “As pessoas não estão nem aí para o quanto você se dedica. Ou para tudo o que você realizou ao longo de toda a sua carreira. A sua idade é um rótulo, e aí vem aquele julgamento de que eu me machuco muito e tudo mais. Ou seja, a liga não é fácil. Então, o ano passado foi definitivamente importante para essa decisão”, revelou.

Leia mais sobre o Golden State Warriors!

O rumor de que o ala estava prestes a parar de jogar não veio apenas em 2023. Após o título de 2021/22, muitos consideravam que o fim perfeito tinha acontecido para a carreira de Andre Iguodala no Warriors e na NBA. Mas, de acordo com o jogador, quem o fez mudar de ideia foi o companheiro e amigo, Stephen Curry.

Publicidade

“Eu estava pronto para me aposentar após o nosso título em 2022. Do nada, veio uma ligação dele. Ele disse que precisava de mim para mais um ano, e eu só disse ‘então tudo bem’”, contou o ala de 39 anos.

A segunda passagem pela franquia foi, de fato, marcada por lesões. Aliás, contando temporada regular e pós-temporada, ele disputou apenas 46 jogos com o Golden State nestes últimos dois anos. As persistentes contusões, como descritas pelo ala, portanto, culminaram no fim de sua carreira.

Publicidade

Em seu programa, Iguodala também revelou que seu famoso e controverso prêmio de MVP das finais foi muito justo. Muitos acreditam que o prêmio deveria ter sido entregue a Curry.

“Isso é engraçado, mas, como eu disse, as pessoas gostam de falar. Eu sei o que tive que fazer naquela série, quem eu tive que defender, os sacrifícios que isso exigia. Então, não é só porque eu venci. No entanto, está mais do que justo para mim”.

Publicidade

Trajetória

Antes de ser peça importante de uma das grandes dinastias da história da NBA, Iguodala foi um jovem em ascensão no Philadelphia 76ers. Nona escolha do Draft de 2004, ele chegou a uma equipe já tarimbada e liderada por Allen Iverson. Ficou por oito anos na franquia, tornando-se estrela da liga, com direito a eleição para o All-Star Game e indicação ao time de defesa da temporada 2010/11.

Porém, os insucessos coletivos levaram o 76ers ao famoso “Processo”. Iguodala foi negociado com o Denver Nuggets em 2012, onde jogou por apenas uma temporada. Um bom ano, que acabaria entretanto, na série contra o seu futuro time, na primeira rodada dos playoffs. Ele rejeitou uma oferta de cinco anos de contrato da franquia do Colorado para fechar com o Warriors por quatro anos.

Publicidade

Após um ano, a equipe percebeu que o veterano seria um ótimo sexto homem. Assim, ele aceitou a diminuição de seu papel. Tudo isso em prol de maior protagonismo, sobretudo para Draymond Green e Harrison Barnes, em uma equipe que já era liderada por Stephen Curry e Klay Thompson. O resultado? O título da liga, com o prêmio de MVP da decisão para o reserva Iguodala.

Seu papel naquela final foi fundamental. Afinal, ele foi o principal defensor de LeBron James no duelo contra o Cleveland Cavaliers. O camisa 9 também passou por Memphis Grizzlies e Miami Heat (jogou as finais de 2020), até voltar para o Warriors em 2021, para vencer um último título. A última temporada de Andre Iguodala no Warriors e na NBA foi em 2022/23.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários